Distrito de Setúbal com mais 12 Espaços do cidadão nas lojas dos CTT

 

Nos Espaços do Cidadão, com uma única senha e ajuda de um funcionário, poderá tratar de assuntos como requisição de certidões, pedido do cartão europeu de seguro de doença, renovação da carta de condução ou mudança de residência no Cartão o Cidadão.

Dos 103 Espaços do Cidadão abertos no passado mês pelo governo na rede de lojas dos CTT – Correios de Portugal, 12 estão situados no distrito de Setúbal.

Os concelhos contemplados foram Alcácer do Sal, na freguesia de Santiago (avenida dos Aviadores Gago Coutinho e Sacadura Cabral, n.º24); Alcochete, na rua Ruy Sousa Vinagre, n.º25; Grândola, na União de Freguesias de Grândola e Santa Margarida da Serra, no largo Catarina Eufémia; Moita, em Alhos Vedros na Estrada Nacional 11, n.º 16; Montijo, na União de Freguesias de Montijo e Afonsoeiro, na avenida 25 de Abril, n.º 1-3; Santiago do Cacém, em Santo André, na avenida de Santiago; Sesimbra, na Quinta do Conde, na rua do Mercado do Levante e em Santiago na rua Major Joaquim Preto Chagas, n.º10; Setúbal, em Azeitão. Na rua José Augusto Coelho, n.º 166, no Bonfim, na avenida Mariano Coelho e na avenida Luísa Todi, n.º 311; Sines, no largo Júdice Fialho, n.º 4-B.

A rede de atendimento complementar às Lojas do Cidadão passa, assim, a contar com 301 Espaços do Cidadão: estes 103 juntam-se aos 24  já a funcionar em Lojas dos CTT em regime de piloto e aos 174 abertos em câmaras municipais ou Juntas de Freguesia, resultante da parceria que o governo desenvolveu com os municípios.

Esta rede, que tem já disponíveis 160 serviços públicos, tende a alargar a sua oferta e a presença no território. Estão já protocolados com os municípios mais 550 Espaços do Cidadão e, até ao final do ano, a parceria com os CTT vai resultar na abertura de mais 73. Quanto ao número de serviços públicos disponíveis nestes balcões de atendimento digital assistido, ele chegará muito em breve aos 200.

Nos Espaços do Cidadão, com uma única senha e ajuda de um funcionário, poderá tratar de assuntos como requisição de certidões, pedido do cartão europeu de seguro de doença, renovação da carta de condução ou mudança de residência no Cartão o Cidadão.

Segundo Poiares Maduro, ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional “no período de um ano de funcionamento, o conjunto das lojas que receberam este piloto registaram cerca de 40.000 atendimentos”.

O objectivo principal destes Espaços do Cidadão é aproveitar a oferta de serviços públicos “online” da Administração Pública e prestar um atendimento digital assistido a pessoas que têm dificuldade em lidar com novas tecnologias. A criação de uma rede de Espaços do Cidadão enquadra-se na Estratégia de Reorganização dos Serviços de Atendimento da Administração Pública, através do Programa Aproximar, que tem por objetivo “fazer a racionalização do território, aproveitando as potencialidades da tecnologia”.

O protocolo entre os CTT e a AMA – Agência para a Modernização Administrativa foi assinado em Janeiro passado e, no primeiro semestre de 2015, a AMA deu formação adequada para que os 204 funcionários dos CTT para possam prestar um serviço de atendimento digital aos cidadãos em cerca de 160 serviços públicos.

Além do protocolo realizado com os CTT, a rede dos Espaços do Cidadão está a ser desenvolvida em parceria com os municípios e, desde maio, já forma celebrados, 167 protocolos com câmaras municipais para a instalação de 545 Espaços do Cidadão.