Concurso de marchas populares de Setúbal reduzido a seis colectividades

O concurso de marchas populares de Setúbal vai ter a particicpação de apenas seis colectividades, o mas baixo número de sempre.

Após a desistência da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense é agora a vez do Grupo Desportivo Setubalense “Os 13”, ambas já vencedoras em certames anteriores.

No caso da Perpétua Azeitonense deve-se ao facto de do núcleo forte das marchantes femininas se encontrarem grávidas não permitem uma participação de qualidade e tendo em conta qye a colectividade de Azeitão foi a grande vencedora do concurso de 2019. Para já está garantida a participação em 2021.

Já “Os 13” deve-se a dificuldades em participar por falta de pessoal e ensaiador. Promete também o regresso em 2021.

Neste momento sós vão participar no concurso: Grupo Desportivo Independente, com o ensaiador Bruno Frazão e madrinha Sara Margarida; Clube Recreativo da Palhavã, ensaiada por Francisco Branquinho e a madrinha Inês Pereira; União Desportiva e Recreativa das Pontes, com o ensaiador Flávio Fernandes e madrinha Joana Lança; Núcelo Bicross de Setúbal com o ensaiador Rui Conceição; União Cultural, Desportiva e Recreativa Praiense, ensaiada por João Bravo e com a madrinha Carina Martins; Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, ensaiado por João Henrique Praia e padrinhos Marlene Couto Ferreira e Nuno Rocha.

De referir que a Grande Marcha de Setúbal vai ter como tema “O fado”.

As inscrições para o Concurso da Grande Marcha de Setúbal 2020, com o tema “O Fado”, estão a decorrer até 31 de março.

O concurso é organizado pela Câmara Municipal de Setúbal e destina-se à seleção da composição (letra e música), que será interpretada por todas as coletividades participantes no concurso das Marchas Populares de Setúbal 2020.

Ao trabalho vencedor é atribuído um prémio monetário de 2500 euros.

As composições apresentadas a concurso serão avaliadas por um júri, constituído por personalidades com créditos firmados na área da música.

Os trabalhos, inéditos, devem respeitar os critérios definidos no regulamento do Concurso da Grande Marcha de Setúbal, disponível nesta ligação.

De acordo com as regras do concurso, só podem ser admitidas composições cuja letra surja redigida em língua portuguesa, fazendo alusões ao Fado (tema selecionado para a edição de 2020), a Setúbal e aos Santos Populares.

O processo de candidatura só pode ser validado mediante a apresentação de uma gravação, em CD, onde se recomenda o registo musical, com voz.

A Câmara Municipal de Setúbal ficará detentora de todos os direitos da marcha popular que vencer o concurso da Grande Marcha de Setúbal 2020 (direitos de emissão, exibição pública, edição e distribuição), incluindo os respetivos direitos de autor.

Qualquer possibilidade de emissão, exibição pública, edição e distribuição da Grande Marcha 2020 fora do âmbito da Câmara Municipal de Setúbal terá de merecer a concordância da mesma.

Os trabalhos concorrentes devem ser entregues até às 17h30 do dia 31 de março, na Divisão de Cultura, do Departamento de Desporto, Cultura, Direitos Sociais e Juventude, presencialmente, na Rua Regimento da Infantaria 11, nº 7, 2900-584 Setúbal, ou através de correio registado, com aviso de receção, até à mesma data.

Quaisquer dúvidas, divergências e/ou conflitos que decorram de situações previstas ou omissas neste regulamento serão rigorosamente analisadas pela Câmara Municipal de Setúbal cabendo-lhe sempre, enquanto entidade promotora, a decisão final.