Concurso de Doçaria anima Aldeia Natal do Seixal 2023

O concelho do Seixal acolhe um Concurso de Doçaria, integrado na Aldeia Natal do Seixal 2023, cujo principal objetivo é divulgar e promover a doçaria tradicional. Participam, nesta iniciativa, pastelarias e padarias, assim como doceiros particulares e representantes de associações e coletividades.

Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal, afirma que «esta iniciativa constitui mais um incentivo para que o comércio local se reinvente e se afirme como uma das bases da economia social. Aliás, o Natal e o pequeno comércio andaram sempre de mãos dadas, logo há que saber apenas de que forma o pequeno comércio se poderá reinventar e adaptar aos novos tempos».

Cada concorrente deverá entregar um exemplar do doce (ou doces) com que concorre, para apreciação do júri e posterior exposição ao público. Os doces deverão ser entregues, obrigatoriamente, até às 14.30 horas do próximo domingo (dia 10 de dezembro), nas instalações da Sociedade Filarmónica Democrática Timbre Seixalense. A cerimónia de entrega dos prémios realiza-se nesse mesmo dia, a partir das 16.30 horas, no palco daquela coletividade.

O júri será constituído por representantes das seguintes entidades: Câmara Municipal do Seixal; Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa; Associação do Comércio, Indústria, Serviços e Turismo do Distrito de Setúbal; Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal e, ainda, por um profissional do setor, que avaliarão, em conjunto, os doces a concurso através dos seguintes critérios: originalidade, confeção, degustação, ligação às tradições gastronómicas locais ou outro que seja considerado relevante.

O prémio a atribuir ao vencedor, no montante de 500 euros (em cartão de compras), será oferta do município do Seixal. Haverá também um Prémio Turismo, a cargo da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa. Serão atribuídos certificados de participação a todos os concorrentes.