GATEM estreia “Quebra Nozes” em Novembro

O GATEM – Grupo de Animação e Teatro Espelho Mágico está a preparar a sua 30ª produção “O Quebra Nozes”, com a qual vai celebrar duas décadas de teatro, estando a estreia marcada para o dia 20 de Novembro, pelas 21.30 horas, no Fórum Municipal Luísa Todi, em Setúbal. O espectáculo repete-se nos dias 23 e 24 às 11 horas e no dia 27, às 17 horas.

Trata-se de um clássico conto de Natal que encanta as famílias de todo o mundo há muitas gerações, vivificado inúmeras vezes em bailado. A história decorre na noite de Natal, no meio da azáfama dos preparativos para a consoada, da chegada da tia Rafaela, da agitação dos criados e do mau humor do mordomo Rodolfo, os jovens Clara e Fritz recebem do seu adorado padrinho uma prenda invulgar: um Quebra Nozes. Clara apaixona-se de imediato pelo brinquedo. Fritz por sua vez não lhe acha muita graça e, no meio de algumas tropelias, acaba por quebra-lo. Confortada com a promessa do padrinho em consertar a prenda na manhã seguinte, Clara adormece no grande salão e a aventura começa. Um jovem príncipe enfeitiçado e uma aventura mágica para libertá-lo.

Esta nova produção do GATEM é feita partir da obra de E. T. A. Hoffmann “O quebra-nozes e o Rei dos Ratos”, com texto e encenação do actor setubalense Miguel Assis. Música original, direcção e adaptação musical de António Carlos Coimbra; cenografia e adereços e figurinos de Céu Campos. O elenco é composto por Patrícia Borba, Diogo Leiria, Jéssica Ricardo, Claudio Pinela, Luis Filipe Estrela, Sunny Moon Muleta, Luís Candeias, Miguel Assis, Céu Campos e Rúben Rodrigues.

Apesar de estar a trabalhar em força na nova produção, o GATEM continua em digressão com “O Principezinho”, uma das peças de maior sucesso desta companhia setubalense. A peça, com música de António Carlos Coimbra e poesia de Luís Filipe Estrela, cenografia e figurinos de Céu Campos e encenação do actor Miguel Assis, será apresentada nos dias 23 e 24 de Outubro, pelas 16h, na Sala de Recreios da Amadora, seguindo-se no dia 5 de Novembro, à mesma hora, no espaço do Estrela Moitense. Para 2017, estão já marcados espectáculos no Festival Internacional de Teatro do Algarve, no dia 18 de Março, pelas 21.30h, no Centro Cultural António Aleixo, em Vila Real de Santo António. Recorde-se que, a peça “O Principezinho” foi considerada o melhor espectáculo internacional num certame realizado em Espanha. A III Edição dos Prémios Nacionais de Teatro Escenamateur, festival realizado este ano em Madrid, rendeu-se à peça do GATEM, atribuindo-lhe o “Prémio de Melhor Espectáculo Internacional – UNIR”, integrado no Prémio Europa 2016.

A Escenamateur, confederação espanhola de teatro amador, destacou a qualidade do trabalho da companhia cénica setubalense, mais vocacionada para espetáculos para o público infantil. “Teatro é música, é poesia, é imaginação”.

A peça “O Principezinho”, adaptado do livro homónimo de Saint-Exupéry, teve a estreia em Fevereiro no Fórum Municipal Luísa Todi, em Setúbal, e, no mês seguinte, ganhou o Concurso Nacional de Teatro – CONTE 2016, na Póvoa de Lanhoso.

A companhia está já a trabalhar na sua 30ª produção “O Quebra Nozes”, um super musical com texto de E.T.A. Hoffmann, adaptação e encenação de Miguel Assis, poemas de Luís Filipe Estrela, músicas de António Carlos Coimbra e cenário e figurinos de Céu Campos. A estreia está marcada para 20 de Novembro, pelas 21.30h, no Fórum Municipal Luísa Todi.