Comando Distrital da PSP de Setúbal celebra aniversário em Almada

O Comando Distrital da PSP de Setúbal celebrou os 97 anos em Almada, numa cerimónia no Fórum Municipal Romeu Correia. Nesta cerimónia, foi entregue à presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros, a Medalha de Mérito e Valor Policial no grau Ouro da Polícia da Segurança Pública.

“A Câmara Municipal de Almada tem-se demonstrado parceiro leal, dedicado e dignificante da Polícia de Segurança Pública, cultivando uma relação institucional estreita e igualmente interessada na busca de melhores respostas para a melhoria da segurança deste município. Esta atitude tem sido fundamental na contribuição para tão relevantes e significativos resultados do aumento da tranquilidade e sentimento de segurança entre todos os que habitam e visitam a cidade de Almada”, disse o comandante Distrital de Setúbal da PSP, superintendente Carlos Resende da Silva, onde foram também condecorados polícias do comando distrital, com medalhas de Assiduidade e medalhas de comportamento exemplar.

“A violência e criminalidade combatem-se, sobretudo, prevenindo e, por isso, são tão importantes estas cerimónias, estes momentos de partilha, estes momentos em que apelamos a uma coisa tão simples como a nossa humanidade apesar das funções que exercemos. Todos nós, sejamos agentes políticos, forças de segurança, representantes religiosos, professores, médicos… devemos relembrar que somos pessoas que se dedicam, como poucos, à causa pública, ao serviço público”, disse Inês de Medeiros, agradecendo tudo o que foi feito em prol da comunidade, enaltecendo a “entrega”, a “coragem” e a “generosidade” destes agentes.

As comemorações dos 97 anos do Comando Distrital de Setúbal da PSP, nas quais marcaram presença o bispo de Setúbal, o cardeal D. Américo Aguiar, o diretor nacional da PSP, superintendente-chefe, José Augusto de Barros Correia e o comandante distrital de Setúbal, superintendente Carlos Resende da Silva, incluíram a apresentação de um balanço operacional da atividade distrital em 2023 das várias valências da PSP.

A cerimónia contou ainda com uma visita à exposição de trabalhos artísticos realizados por elementos deste Comando, patente no átrio do Fórum Municipal Romeu Correia, e uma exposição de meios, na Praça S. João Baptista.

Antes da sessão comemorativa, o bispo de Setúbal presidiu à Missa de Ação de Graças pelo 97.º aniversário do Comando Distrital de Setúbal da Polícia de Segurança Pública (PSP), que teve lugar na Igreja de Nossa Senhora da Assunção, em Almada. “Obrigado às mulheres e homens que servem Portugal e os portugueses na PSP. Homenagem, Gratidão e Bênçãos”, disse D. Américo Aguiar.

De referir que a 28 de fevereiro, o Intendente Norberto Gomes tomou posse como Superintendente, cessando assim as funções de 2.º Comandante Distrital de Setúbal. “Deixamos o nosso profundo agradecimento e reconhecimento pelos mais de 4 anos em que serviu este Comando, com distinto empenho, humanidade e retidão”, refere a PSP.