Montijo

Clube Pensar no Montijo arranca com debate sobre construção do novo aeroporto

A apresentação do Clube de Política no Montijo reuniu dezenas de pessoas, no dia 17 de fevereiro, na Praça da República para debater sobre o novo aeroporto e reforçar a importância deste investimento para a região.

Em plena Praça da República, no Canaan Garden (antigo Café da Praça) partilharam-se ideias e perspetivas sobre a nova solução aeroportuária, numa conversa moderada por Catarina Marcelino e que contou com a participação de Frederico Francisco, engenheiro aeroespacial, e dos presidentes das câmaras municipais de Montijo, Nuno Canta, e Vendas Novas, Valentino Salgado da Cunha.

Os três oradores falaram do novo aeroporto como um investimento estratégico para o país que não deve continuar a ser adiado, apontando a sua relevância para o desenvolvimento do território onde venha a ser localizada esta infraestrutura, na consciência que um investimento deste género criará sempre novas oportunidades de desenvolvimento, de criação de emprego e de riqueza.

Mas não só de aeroporto se falou durante a conversa. Também outros investimentos estratégicos para o posicionamento e desenvolvimento do país, no geral, e das duas margens do Tejo, em particular, acabaram por entrar na conversa, nomeadamente o investimento na ferrovia e a sua ligação ao novo aeroporto; a construção de uma nova travessia sobre o Tejo; a constituição da Península de Setúbal como NUTS II e III, que permite à região aceder a fundos europeus a partir de 2027; e a importância de coser a malha de transportes na região de Setúbal para impulsionar a mobilidade dentro da própria região e, consequentemente, potenciar o seu desenvolvimento.

Tal como se pretendia com este modelo de debate público, foi notório o envolvimento do público presente, proveniente do Montijo e de outros concelhos da região. Os intervenientes demonstraram interesse no tema do novo aeroporto e na sua importância para o desenvolvimento e qualificação da região de Setúbal, colocando diversas questões ao painel de oradores.

Uma nota final para o momento de apresentação oficial do Clube de Política Pensar no Montijo, que esteve a cargo de Ricardo Bernardes, que evidenciou o objetivo principal deste projeto: “ser um espaço aberto a todos, militantes, simpatizantes e cidadãos em geral, que queiram fazer política pela positiva, com ideias concretas, pensando nos desafios da nossa comunidade e nos problemas das pessoas, e procurando as melhores soluções”.

Os próximos eventos do Clube de Política Pensar no Montijo, que foi criado a 04 de janeiro de 2024, já estão programadas: em março, “Pensar no Montijo…nos bairros e freguesias”, em abril “Pensar no Montijo…50 anos após o 25 de Abril”, em maio “Pensar no Montijo…na Europa”.

admin

Recent Posts

Morreu Pedro Freire, jovem músico de Azeitão

Pedro Freire, trompetista da Orquestra Gulbenkian,, jovem músico de Azeitão, faleceu, deixando os amigos e…

7 horas ago

LASA publica álbum com as 17 mais antigas fotografias de Setúbal

Um álbum com 17 fotografias captadas em Setúbal em 1867 vai ser apresentado pela LASA…

12 horas ago

Centenas de alunos participam em desfile de percussão do Festival Internacional de Música de Setúbal

Centenas de alunos dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico do concelho participaram, a…

1 dia ago

Associação Direito ao Descanso em Setúbal exige medidas contra ruído no centro histórico da cidade

A Associação Direito ao Descanso em Setúbal critica "a lentidão da criação de um novo…

1 dia ago

Antigo submarino Barracuda foi inaugurado como navio-museu em Cacilhas

O antigo submarino Barracuda foi oficialmente inaugurado, a 9 de maio como navio-museu em Cacilhas,…

2 dias ago

Faleceu Osvaldo Godinho, antigo autarca da Junta de Freguesia de Santo André

Morreu Osvaldo Godinho, aos 88 anos que foi membro do executivo da Junta de Freguesia…

3 dias ago