Clemente: “Inicio em Setúbal a minha tournée “Clemente Reflexos”, que percorrerá Portugal e o mundo”

Clemente é um dos artistas mais respeitados da música portuguesa com uma carreira musical recheada de grandes sucessos como “Vais Partir”, “Canção dos Teus Cabelos” ou “Amore Mio”. Com 51 anos de carreira, o cantor setubalense, mudou de editora, assinando pela País Real, em Janeiro de 2021, lançou “Clemente Reflexos”, com os seus maiores êxitos e dois temas novos, e tem um concerto marcado para dia 24 de Julho no Fórum Municipal Luísa Todi, marcando o início de uma tournée internacional. Nesta entrevista, Clemente fala sobre o seu novo CD e do videoclip filmado em Setúbal que mostra o amor a esta cidade do rio azul que sempre promoveu pelo mundo fora.


Florindo Cardoso


Setúbal Mais – Como surgiu a oportunidade de lançar o novo CD “Clemente Reflexos”?
Clemente
– Pertencia à editora Ovação, mas o meu contrato terminava a 31 de Dezembro de 2020, e o director da País Real, Paquito Rebelo, tendo conhecimento desta situação, solicitou uma reunião para apresentar-me uma proposta. Aceitei de imediato a proposta porque a País Real faz a edição, promoção e o agendamento dos meus espectáculos, ou seja, tudo em um, enquanto na anterior editora tinha uma pessoa para cada função, gerando confusão, na gestão da minha carreira musical. Pensei bem e decidi que queria algo diferente. Este CD vem na lógica de Paquito Rebelo ter na sua editora canções emblemáticas portuguesas, conseguindo um catálogo de artistas fantástico. Apresentou-me a proposta de regravar com novos arranjos a minhas canções de maior sucesso, na linha das celebrações dos meus cinquenta anos de carreira. Fazia sentido fazer uma revisitação ao meu reportório com arranjos modernos. E assim aconteceu. Aceitei o convite. Em Janeiro de 2021, gravámos grande parte deste CD, incluindo canções incluídas num disco lançado no Canadá e nos Estados Unidos da América mas que era desconhecido em Portugal. Este “Clemente Reflexos” é um dos meus melhores discos, embora tenha gostado do anterior, produzido na Alemanha e que foi um marco na minha carreira, com um novo estilo musical. Aqui regressamos aos grandes sucessos com uma excelente orquestração de Daniel Duarte, que me surpreendeu pela positiva.

Clemente actuará a 24 julho no Fórum Luísa Todi


S.M. – Como decorreu o lançamento deste CD?
Clemente –
Lançamos primeiro um single nas plataformas digitais, com um medley das canções de maior sucesso entre as quais destaco “Amore Mio”, que tem um arranjo fantástico. Foram buscar este êxito de 1984 e para mim, neste CD está com uma versão melhor, desde o arranjo à forma como canto. Esta foi a forma encontrada para que o público se apercebesse que algo de novo se estava a passar na minha carreira. Foi também gravado o novo tema “Se o Amor Fosses Tu”, que tem tido uma promoção intensa e fantástica em todos os meios de comunicação social. Este CD tem “Vais Partir”, “Amore Mio”, “Colmeia do Amor”, Uma Noite à Beira-Mar”, “Frases Feitas”, “Espreitar o Sonho”, “É o Amor, Amor”, “Felicidade”, “Canção dos Teus Cabelos”, um medley, e dois temas novos: “Se o Amor Fosses Tu” e “A Vida Roda”, com letra minha e música de Ramon Galarza. Se o Amor Fosses Tu” tem sido um êxito digital. Muito agradecido Paquito Rebelo/País Real por acreditar. Grato ao Luís Filipe Batista por me escolher para dar voz e escrever as palavras para esta excelente melodia. Tenho uma gratidão imensa pelo público, por depois de 51 anos de carreira continuar a oferecer-me o prestígio da sua escolha.

S.M. – E como surgiu o videoclip com belas imagens de Setúbal?
Clemente
– Quando pensei realizar um videoclip para acompanhar este CD, falei com o Paquito Rebelo que apoiou a ideia desde a primeira hora. Queria fazer um trabalho com muita qualidade e uma boa equipa para ser um marco na minha carreira. A ideia, desde o princípio seria que o videoclip mostrasse Setúbal, a cidade que me viu nascer e crescer. Falei com a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, que acarinhou logo o projecto e sugeriu que as filmagens incluíssem o renovado Convento de Jesus, que considerei uma óptima ideia, porque é uma sala de visitas de Setúbal, e está lindíssimo. Quando andámos a fazer uma visita técnica para a realização do videoclip, o chefe da Divisão de Museus da Câmara Municipal de Setúbal, José Luís Catalão, sugeriu filmar o retábulo da capela-mor da Igreja de Jesus, uma obra-prima de um dos maiores pintores portugueses do século XVI, exposto na Galeria Municipal do antigo Banco de Portugal. O realizador do vídeo considerou uma mais valia porque para além da vertente musical, mostra também o património da cidade e a paisagem da Arrábida e do Sado. O videoclipe trouxe uma mais valia a este projecto e uma homenagem a Setúbal e que mostra às pessoas para quem cantei, nos quatro quantos do mundo, a cidade de que sempre falei nos meus concertos. É o melhor cartão postal e a melhor homenagem que poderia fazer à minha cidade.

S.M. – Sendo o sector da cultura o mais afectado pela pandemia, devido ao cancelamento de espectáculos, como tem sido para o Clemente?
Clemente –
Continuo a não ter espectáculos de rua, feiras e romarias, desde Janeiro de 2020. Tínhamos planeado em Fevereiro do ano passado, uma tournée dos 50 anos de carreira, por Portugal e pelo mundo, mas não foi possível devido à pandemia. Só cantei em Setúbal, a 25 de Outubro, num espectáculo produzido pela Câmara Municipal de Setúbal, no Fórum Municipal Luísa Todi, de homenagem aos meus 50 anos de carreira. Cantei este ano, no projecto das comemorações do 25 de Abril, aberto a vários artistas, no Fórum Municipal Luísa Todi e tenho agora este espectáculo no mesmo local.



Espectáculo no Fórum Municipal Luísa Todi:
“As pessoas vão ficar muito surpreendidas”


O público pode aplaudir Clemente no próximo dia 24 de Julho no Fórum Municipal Luísa Todi. O concerto terá uma componente multimédia e o cantor setubalense promete surpreender. O espectáculo produzido pela País Real é patrocinado pela Câmara Municipal de Setúbal. Os bilhetes já estão à venda
S.M. – Em relação ao espectáculo no dia 24 de Julho no Fórum Municipal Luísa Todi?
Clemente – A produção é da País Real com o patrocínio da Câmara Municipal de Setúbal e terá lugar no dia 24 de Julho, às 21h00, no Fórum Municipal Luísa Todi. A País Real tem um conceito muito moderno de espectáculo. As pessoas vão ficar muito surpreendidas. Vai ser um espectáculo moderno com a componente de multimédia, apresentando assim um conceito muito interessante. Inicio em Setúbal a minha tournée “Clemente Reflexos”, que percorrerá Portugal e o mundo. Vou cantar os meus sucessos, em medleys, e as novas canções. Os bilhetes já estão à venda na bilheteira do Fórum Municipal Luísa Todi ou em www.bol.pt. Cumprindo os regulamentos emanados pela Direcção Geral da Saúde só poderemos receber cerca de 300 pessoas.
S.M. – Gostaria de realizar agora esta tournée pelo mundo?
Clemente – Sim. Tenho uma banda com menor quantidade de músicos, mas mantendo a qualidade, para poder viajar de forma mais económica pelo mundo. Estamos à espera, há interesses manifestados, mas sem datas marcadas.
S.M. – Tem sido importante esta promoção do novo trabalho em todas as televisões como forma de reconhecimento da sua carreira?
Clemente – Sim. Até porque as pessoas desses meios conhecem-me muito bem. Há respeito e amizade. Estou também a fazer um percurso pelas rádios locais pelo país, e já comecei pelo Norte, com apresentadores muito jovens, mas que conhecem as minhas canções, transversais a várias gerações.


Cantor cantou pelo mundo
Uma carreira de grandes sucessos


O cantor Clemente assinou contrato com a empresa País Real, em Janeiro de 2021, passando assim a fazer parte da mesma a nível de edição, booking e promoção, dando assim início a uma nova parceria.
Na carreira dos artistas da chamada música ligeira portuguesa Clemente é um exemplo de sucesso. É certamente dos nomes mais respeitados e aplaudidos do panorama musical português, sendo solicitado constantemente para actuações em território nacional, como também junto dos nossos compatriotas espalhados pelo mundo e não só.
Também é muito solicitado para programas de televisão tanto a nível nacional como para vários países do mundo, sendo na década de oitenta presença obrigatória em programas de grande audiência na televisão da América Latina.
Ao longo dos seus cinquenta anos de carreira, Clemente gravou mais de mil canções, sendo o seu primeiro EP editado em 1973, entre discos a solo e compilações. As canções do seu repertório estão ainda na memória e nos ouvidos de todos: “Vais Partir” “Canção dos Teus Cabelos” “Marinheiro” “Amore Mio” “Bolero” “Colmeia do Amor” e muitas, muitas outras.
Clemente conquistou durante a sua já longa carreira, recheada de inúmeros sucessos vários discos galardoados assim como prémios de interpretação e distinção.