Clássica da Arrábida a 17 março percorre Setúbal, Sesimbra e Palmela

A 7.ª Clássica da Arrábida realiza-se no dia 17 de março, com meta em Palmela. Prevê-se a participação de cerca de 150 ciclistas profissionais, em representação de 16 equipas (12 nacionais e quatro estrangeiras), entre os quais o palmelense Rafael Reis. A edição deste ano foi apresentada publicamente no dia 7 de março, no Hotel do Mar, em Sesimbra.

A prova terá início na Avenida Luísa Todi, em Setúbal, às 11h30, com passagem pelo concelho de Sesimbra e chegada à meta, na Avenida da Liberdade, em Palmela, prevista para as 15h43.

Ao longo de 175,1 quilómetros, num percurso misto de asfalto, terra batida e serra, os ciclistas vão percorrer e promover o território unido pelos três concelhos da Serra da Arrábida. Pelo meio, o pelotão vai enfrentar três prémios de montanha: no Alto da Serra (km 129), em Sesimbra (km 141,8) e no Alto das Necessidades (km 164).

A Clássica da Arrábida integra o calendário da União Ciclista Internacional e resulta de uma parceria entre a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), a Lima & Limão Cycling Services e os Municípios de Palmela, Setúbal e Sesimbra.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Balseiro Amaro, que esteve presente na apresentação da prova, «a Clássica da Arrábida é uma referência, não só do calendário velocipédico, mas pela projeção territorial». «O Município de Palmela acredita na importância deste projeto desde a primeira hora, como estratégia de promoção do Ciclismo e das várias formas de utilização da bicicleta no nosso território. É um evento com reputação consolidada, que promove um território belíssimo, atrai multidões e dinamiza a economia local», destacou.

O ciclista palmelense Rafael Reis, vencedor do Prólogo da última Volta a Portugal em Bicicleta, vai pedalar ao serviço da equipa Sabgal/Anicolor. «A Clássica da Arrábida sempre foi uma corrida muito importante para nós, ciclistas, desde a primeira edição, que para mim foi muito especial por estar a correr em casa», confessou, fazendo votos de que «os municípios continuem a investir no Ciclismo, porque este investimento é muito importante para a nossa região».

Open Arrábida de Palmela incentiva crianças à prática do Ciclismo

Paralelamente à Clássica da Arrábida, também no dia 17 de março, decorre no Largo de S. João, em Palmela, entre as 10h00 e as 17h00, o Open Arrábida de Palmela, organizado pela FPC, com o apoio da Câmara Municipal de Palmela.

Este evento aberto de iniciação ao Ciclismo destina-se a crianças dos 3 aos 12 anos, promovendo não só a prática da modalidade, mas também os estilos de vida saudáveis junto dos mais jovens. As atividades incluem gincanas, uma pista insuflável, balance bikes, captação de novos talentos e muita animação.

No âmbito da organização destes dois eventos, foi aprovado, por unanimidade, na reunião pública do Executivo de 6 de março, o Contrato Programa de Desenvolvimento Desportivo entre a FPC e os Municípios de Palmela, Setúbal e Sesimbra.