Arquivo Municipal de Setúbal recebe distinção nacional

O AnimArq, projeto educativo desenvolvido pelo Arquivo Municipal de Setúbal, recebeu uma menção honrosa na primeira edição do Concurso Nacional de Projetos de Promoção e Desenvolvimento da Animação Sociocultural.

As distinções do concurso promovido pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Animação Sociocultural foram entregues este sábado no XXXIV Congresso Internacional de Animação Sociocultural, realizado no Fórum Lisboa.

Além dos três primeiros prémios, para ações do município da Amadora, da Associação de Reabilitação e Integração de Oeiras e da Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa, o júri do concurso decidiu distinguir com uma menção honrosa o projeto da Câmara Municipal de Setúbal.

O AnimArq, em desenvolvimento no Arquivo Municipal de Setúbal há cerca de uma década, implementa iniciativas formativas lúdico-pedagógicas dirigidas essencialmente à comunidade educativa e dá a conhecer o acervo documental e a história local.

“Vamos ser arquivistas por um dia”, sobre os cuidados a ter no manuseamento de documentos históricos, “A fotografia como um documento”, formação que retrata o passado e a evolução da cidade ao longo dos tempos, e “Projeto AnimArq – O arquivo vai à tua escola!”, desenvolvido em contexto escolar, são atividades desenvolvidas pelo Serviço Educativo do Arquivo Municipal de Setúbal.

A par do funcionamento para o público em geral com sala de leitura, apoio técnico e reprodução de documentos, a Câmara Municipal de Setúbal pretende aproximar o arquivo da comunidade educativa e sensibilizar para a importância da preservação do património documental.