Setúbal

Cidade de Setúbal ganha escultura “Os Amantes”

A escultura “Os amantes”, da autoria de Carlos Andrade foi instalada a 10 de fevereiro, na rotunda das Estrelas, na avenida Europa, junto ao Parque Urbano da Várzea.

Trata-se de mais uma oferta do casal alemão de mecenas Hans-Peter Bühler e Marion Bühler-Brockhaus, residentes em Setúbal.

Carlos Andrade explica que a escultura representa “a simbiose da natureza”, nomeadamente “as forças naturais do rio Sado e da serra da Arrábida”.

O escultor disse que gosto do “resultado final” da obra de arte, realizada em três meses, adiantando que o material utilizado foi o mármore da Pedreira de Pardais, em Vila Viçosa, tendo uma altura superior a 3 metros.

Carlos Andrade afirma que é “um prazer enorme estar representado em Setúbal”. Setúbal é “um dos sítios mais belos de Portugal e do mundo e espero que os setubalenses saibam da riqueza da cidade onde vivem”.

Peter Bühler e Marion Bühler-Brockhaus junto da escultura “Os Amantes”

Recorde-se que através da Fundação Bühler-Brockhaus já foram doadas à cidade de Setúbal as seguintes obras de arte pública: quatro peças em barro, de Augusto Cid, “Carregador de peixe”, “Mulher das flores e das frutas”, “Homem do talho” e “Mulher dos ovos e galinhas”, instaladas em 2011, no corredor central do Mercado do Livramento; a escultura “Sardinhas”, em mármore, da setubalense Luísa Perienes, na rotunda das Fontainhas, em 2014; as esculturas em aço “Zéfiro”, na rotunda do Monte Belo em 2014, e “Luísa Todi”, que está junto da entrada do Fórum Municipal Luísa Todi desde 2012, ambas de Sérgio Vicente.


A Fundação Buehler- Brockhaus foi criada em 2008 (já extinta) por Hans-Peter Bühler e Marion Bühler-Brockhaus, casal de mecenas que se apaixonou por Setúbal, onde reside há mais de década e meia.

Carlos Andrade que é também autor da escultura dos Golfinhos na rotunda de acesso ao Centro Comercial Alegro, nasceu em 1968 em Lisboa. Em 1990, licenciou-se em História da arte pela Universidade Autónoma de Lisboa. Posteriormente tirou um curso de conservação e restauro de escultura participando em alguns projetos, destacando-se a sua colaboração na equipa de restauro no claustro dos Jerónimos. No ano de 1995 foi bolseiro da Fundação da juventude em vigo, Espanha.

O seu percurso artístico foi desenvolvido entre o espaço que hoje é a Sculptur Factury e o atelier na fábrica Urmal em Pêro Pinheiro. Desde 1994 fez uma dezena de exposições individuais e mais de 50 coletivas.
Em 1995 ganhou o importante prémio de arte jovem em Loures. Participou em vários simpósios nacionais e estrangeiros, entre eles em 1999 o I Simpósio Internacional de Escultura de Cantanhede, e em 2004 o IV Simpósio Internacional do Brasil na cidade Brusque, Santa Catarina. Tem obra pública em Portugal e Brasil.

Entre o ano de 2006 e 2014 deu aulas de Cantaria artística na Escola secundaria de Montelavar em Sintra. Atualmente trabalha no atelier em sua casa.

admin

Recent Posts

Azeitão inaugura escultura sobre 25 de abril no Parque Bacalhôa II

A Junta de Freguesia de Azeitão inaugurou uma peça escultórica dedicada à Revolução dos Cravos…

1 dia ago

Fernando José recandidata-se à presidência da Concelhia do PS Setúbal

Fernando José anunciou a sua recandidatura à presidência da Comissão Política Concelhia de Setúbal do…

1 dia ago

“Árvore da Liberdade” perpetua valores do 25 de Abril

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, considera que a “Árvore da Liberdade”…

2 dias ago

Express’Arte celebra 25 anos e 50 anos de liberdade em Palmela e Setúbal

A liberdade é o tema central da 25.ª edição do Express’Arte – Encontro de Expressões…

2 dias ago

Festas de Maio e Feira do Interior animam Odemira

A 32.ª edição das Festas de Maio e 19.ª Feira do Interior do Concelho de…

2 dias ago

Perpétua Azeitonense comemorou 142 anos

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, elogiou o papel social do movimento…

2 dias ago