Casas à venda até 150 mil euros são as mais procuradas em Setúbal e no país

Casas à venda até 150 mil euros são as mais procuradas em Setúbal em Portugal, segundo um estudo da Idealista/Data.

Com a pressão no poder de compra e os juros a subir no crédito habitação, as famílias estão a procurar casas mais baratas para comprar, de forma também a pedirem menos capital emprestado aos bancos. Isso reflete-se na procura: as casas à venda que custam até 150.000 euros são as mais procuradas na maioria das capitais de distrito de Portugal.

O problema é que a oferta de casas à venda até 150.000 euros não é a mais expressiva na maioria das cidades do país, incluindo Setúbal.

Os preços das casas continuam a subir em 2023 apesar do arrefecimento da procura. E esta tendência é justificada pela escassa oferta habitacional, falta de mão de obra na construção e pela subida dos preços dos materiais e matérias-primas. É por isso mesmo que as ofertas mais expressivas das casas para comprar “migraram” para faixas de preços mais elevados.

A maioria das casas à venda em 8 das 20 maiores cidades portuguesas concentra-se entre os 150.000 euros e os 300.000 euros.

Metodologia

Para realizar este estudo, o idealista/data considerou as casas à venda no idealista por intervalo de preços e desagradadas por capitais de distrito. Em concreto, o número de anúncios mede a oferta habitacional disponível no portal para cada cidade no segundo trimestre de 2023.