Casa onde nasceu fundador do Setubalense à venda

O edifício, onde nasceu o fundador do jornal “O Setubalense”, no centro histórico de Setúbal, no número 224 da avenida Luísa Todi, está à venda, numa imobiliária por 1,4 milhões de euros.

O palacete de traça antiga, de início do século XIX, totalmente por recuperar, tem uma área total de construção de 1.576 metros quadrados. O imóvel possui dois pisos, um pátio exterior e 4 frentes, com a fachada principal virada para Sul.

João Carlos de Almeida Carvalho, nasceu no dia 5 de Março de 1817, naquele local, ao tempo designado por rua da Praia. Era filho de Ana Rita de Almeida e de António Coelho de Carvalho. Fez estudos de advogado e tinha Cartório aberto em Setúbal.

Desde novo empenhado nas lutas políticas do Partido Regenerador, do qual era militante, resolveu fundar um periódico informativo para defender os interesses de Setúbal e das suas gentes. Para isso comprou uma tipografia que se situava na antiga rua do Buraco d’Água, n.º 7, onde o jornal foi impresso até terminar a sua primeira fase, com o número 131, no dia 27 de Dezembro de 1857.

Durante todo esse tempo, João Carlos de Almeida Carvalho, foi o seu redactor principal, contando com a colaboração de três grandes nomes da vida local: António Rodrigues Manito, José Sérgio de Capeto Barradas e José Groot Pombo.

De referir que, nas celebrações do centenário de nascimento de João Carlos de Almeida foi descerrada, em 2017, uma placa alusiva ao tema.

O Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal integra esta casa  no roteiro histórico-cultural da cidade.