Casa Memória Joana Luísa e Sebastião da Gama vai ser inaugurada a 10 de Abril

A Casa Memória Joana Luísa e Sebastião da Gama vai ser inaugurada no dia 10 de Abril às 16h30, na rua José Agusto Coelho, n.º 105, em Vila Nogueira de Azeitão, precisamente onde residia a viúva do poeta da Arrábida. Antes será depositada uma coroa de flores junto ao monumento do poeta, no Rossio, e na sua sepultura e da viúva, no cemitério local.

Caberá à presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, acompanhada da presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, Celestina Neves, e da presidente da Associação Cultural Sebastião da Gama (ACSG), Alexandrina Pereira, inaugurar o novo equipamento cultural do concelho, cumprindo um dos maiores sonhos de Joana Luísa, que deixou em testamento aquela casa para ali funcionar a ACSG.

Para o município sadino, a memória do poeta, professor e pedagogo Sebastião da Gama e a contribuição de Joana Luísa durante mais de seis décadas constituem factores de maior importância e devem ser perpetuados.

A ACSG, criada em 2006, tem como objectivo principal a promoção do conhecimento da vida e obra de Sebastião da Gama, a valorização do seu património e da sua estética literária e a prática pedagógica. Desenvolve ainda acções e apoios a estudos que contribuam para maior conhecimento e melhor divulgação da obra literária do poeta, colabora na preservação do seu património literário e pedagógico e coopera com instituições, públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras, em iniciativas que comunguem dos mesmos objectivos.