Casa da Poesia de Setúbal celebra 4.º aniversário com festa solidária

Cerca de uma centena de pessoas participou no jantar do quarto aniversário da associação Casa da Poesia de Setúbal, ontem à noite, 2 de Fevereiro, num restaurante da cidade, que teve como momento marcante a entrega de um cheque no valor de 2.154 euros ao Grupo de Apoio de Setúbal da Liga Portuguesa contra o Cancro, em resultado da campanha “Vinhos Solidários”.

Participaram neste evento, o vereador da Educação, Ricardo Oliveira, os presidentes das juntas de freguesia do Sado (Manuel Véstias), S. Sebastião (Nuno Costa), Gàmbia, Pontes e Alto da Guerra (José Inácio Belchior) e de Setúbal (Rui Canas), a proprietária da Casa Ermelinda Freitas e sócia honorária da associação, Leonor Freitas, entre outros.

Alexandrina Pereira, presidente da Casa da Poesia de Setúbal, afirmou que “nestes quatro anos de existência a Casa da Poesia de Setúbal alcançou por mérito próprio o reconhecimento do seu trabalho cultural e social”, frisando que é “um trabalho feito com extrema dedicação mas que para continuar precisa de apoios”. “Praticamos com o coração o lema rotário de ‘dar de nós sem pensar em nós’ mas esta dádiva não é possível com o apoio moral das entidades oficiais”, salientou a responsável.

“Em nome de todos os que estão no associativismo, não podemos ir para além das muitas horas que retiramos ao convívio familiar, muitas vezes somos nós próprios a suportar despesas”, destacou Alexandrina Pereira, dando como exemplo o projecto “De pequeno se faz o poeta”, em que “visitámos 10 escolas, sempre em viatura própria, sem qualquer contrapartida, talvez aqui se aplique o velho ditado, de que poetas e loucos todos temos um pouco”. “Se somos nós os fazedores da cultura local merecemos, no mínimo o reconhecimento e o apoio suficiente para desenvolver a nossa actividade”, afirmou.

Alexandrina Pereira agradeceu o apoio da Casa Ermelinda de Freitas, nomeadamente a Leonor Freitas e o marido. “São a chave de sucesso das nossas iniciativas solidárias”, lembrando que já beneficiaram da sua “generosidade” a Clínica Social Dentária, a Cáritas Diocesana de Setúbal e o Grupo de Apoio de Setúbal da Liga Portuguesa contra o Cancro.

Maria de Lurdes Bordeira, um dos elementos de coordenação do Grupo de Apoio de Setúbal da Liga Portuguesa contra o Cancro, juntamente com Rui Malheiros e Ana Sofia Casas Novas, disse que “já atendemos 100 pessoas e apoiamos gratuitamente os medicamentos a todos os doentes com carência económica, encaminhados pelo hospital”, sublinhando que “há uma percentagem muito elevada de pessoas com cancro na nossa cidade e com carência económica para comprar medicamentos”.

Já a benemérita Leonor Freitas, congratulou-se com o trabalho desenvolvido pela Casa da Poesia de Setúbal. “Eu apenas disponibilizei os vinhos e os elementos da associação são o motor de tudo isto”, afirmou, acrescentando que “tenho um produto e estas pessoas pedem e depois ofereço e vê-se os resultados, tem sido com muito gosto que temos apoiado os projectos”.