Casa da Poesia de Setúbal homenageia Fernando Guerreiro

Amanhã, 24 de Novembro, dia de aniversário (85 anos) do ator setubalense Fernando Guerreiro, a Casa da Poesia de Setúbal estará às 11h00 junto à placa toponímica com o seu nome (no parque de estacionamento por trás do Convento de Jesus) a ler os poemas contidos no seu livro de poesia “Memórias entre um Sorriso”.

A Casa da Poesia faz um convite: “quem o recorda como amigo ou como actor, venha ler também um poema ou simplesmente ouvir a sua poesia.. Esperamos-vos”.

Fernando José Ribeiro Guerreiro nasceu no dia 24 de novembro de 1938, em Setúbal, e estreou-se como ator no grupo de teatro amador Ribalta, do Ateneu Setubalense, em meados da década de 60. Antes da estreia nos palcos, foi autor de peças levadas à cena na Juventude Operária Católica.

Como ator, integrou as companhias Teia, Palcarte, Teatro Infantil de Lisboa, Teatro Animação de Setúbal (TAS) e Grupo de Animação e Teatro Espelho Mágico.

Como autor assinou as letras das canções dos espetáculos “À Coca” e “Era uma vez em Setúbal”, levadas à cena no TAS. Durante três anos foi ainda o autor da letra da Marcha do Bairro Santos Nicolau, em Setúbal, da qual foi padrinho.  

Em 1996, Fernando Guerreiro foi agraciado com a Medalha de Honra da Cidade de Setúbal, na classe Cultura.

Fernando Guerreiro faleceu a 28 de agosto de 2013.