Casa da Música Jorge Peixinho vai abrir a 25 de abril no Montijo

A Casa da Música Jorge Peixinho, novo espaço cultural que contará com programação da Mascarenhas-Martins, a convite da Câmara Municipal do Montijo, vai ser inaugurada no dia 25 de Abril.

Este equipamento, que surge como homenagem ao maestro, compositor e pianista montijense Jorge Peixinho — uma das figuras mais relevantes da música contemporânea portuguesa da segunda metade do século XX —, vem assim diversificar a oferta cultural na cidade, bem como em toda a Península de Setúbal e Área Metropolitana de Lisboa, e representa uma nova fase da actividade da Mascarenhas-Martins, que encara este capítulo como uma possibilidade de aprofundar a relação com o território e com a população.

A Casa da Música Jorge Peixinho nasce assim no lugar da antiga Quinta das Nascentes e está incorporada no novo Jardim das Nascentes, espaço verde que pretende ser mais uma opção de lazer para os montijenses e todos aqueles que o quiserem visitar. Além do auditório, programado pela Mascarenhas-Martins, terá ainda um museu que pretende aprofundar o conhecimento da obra de Jorge Peixinho, revelando parte do seu espólio aos seus visitantes. Foi concebido pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa num protocolo com a Câmara Municipal do Montijo.

Semana de Abertura — 25 a 30 de Abril

A Casa da Música Jorge Peixinho será inaugurada, como acima mencionado, no dia 25 de Abril, terça-feira, às 11h00, sendo integrada nas comemorações da cidade que assinalam os 49 Anos da Revolução dos Cravos e que vai contar com a presença do Senhor Presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta.

Mais tarde, às 17h30, terá lugar o concerto de inauguração, a cargo do Grupo de Música Contemporânea de Lisboa (GMCL) — conjunto criado em 1970 por Jorge Peixinho e outras importantes figuras da música de então.

De 26 a 28 de Abril, sempre às 21h30, a Mascarenhas-Martins apresenta Interlúdio, um espectáculo que recupera o repertório musical original criado pela companhia para as suas mais diversas criações, uma viagem sonora pela história da mesma.

No dia 30 de Abril, às 16h30, assinala-se o fim da semana de abertura da Casa da Música Jorge Peixinho, a Mão Verde — projecto de António Serginho, Capicua, Francisca Cortesão e Pedro Geraldes que quer provocar pensamento nos públicos mais jovens em torno da ecologia — protagoniza um dos momentos altos da semana de abertura. É um concerto virado para o Jardim das Nascentes — espaço verde contíguo à Casa da Música Jorge Peixinho —, que promete ser uma tarde de domingo bem passada em família.

Inauguração

Inauguração oficial com a presença do Senhor Presidente da Câmara do Montijo, Nuno Canta
25 de Abr
Ter 11h00
entrada livre

Grupo de Música Contemporânea de Lisboa
25 de Abr
Ter 17h30
gratuito

Interlúdio
Mascarenhas-Martins

26 a 28 de Abr
Qua-Sex 21h30
gratuito

Mão Verde

30 de Abr
Dom 16h30
entrada livre

Para a programação da Casa da Música Jorge Peixinho, a Mascarenhas-Martins conta com o apoio de República Portuguesa – Direção Geral das Artes, Câmara Municipal do Montijo e Junta de Freguesia da União das Freguesias do Montijo e Afonsoeiro