Sesimbra espera milhares de pessoas – É o Carnaval mais famoso do distrito
O Carnaval de Sesimbra espera milhares de pessoas com os corsos das escolas de samba e grupos de axê – “Saltaricos do Castelo”, “Bigodes de Rato”, “Batuque do Conde”, “Bota No Rego”, “Corvo de Prata”, “Trepa no Coqueiro”, “Unidos de Vila Zimbra” e “Tripa Cagueira”, o desfile de palhaços e as cegadas.
O cortejo, com cerca de 1.300 figurantes, percorre a marginal nas tardes de domingo e terça-feira, dias 11 e 13 de Fevereiro, a partir das 14h00.
Para o presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, Francisco Jesus, “o Carnaval de Sesimbra é já hoje uma marca da vila que fica a abarrotar de gente” e “a restauração, o comércio local e hotelaria ficam lotados durante estes dias”, com forte impacto na economia local.
“Temos que em conjunto com os grupos e escolas de samba encontrar propostas para que se possa melhorar o Carnaval, para que não se esgote nestes cinco dias”, refere o autarca.
Francisco Jesus defende a continuação dos desfiles na marginal porque é “um óptimo cartaz do ponto de vista do turismo” mas algumas escolas e grupos defendem a avenida 25 de Abril que desemboca no mar devido ao piso.
As ruas da Quinta do Conde recebem o divertido “Desfile Trapalhão”, na tarde de sábado, dia 10 de Fevereiro, às 15 horas, que junta todos os anos mais de um milhar de figurantes. O cortejo tem início no largo da Feira Festa, segue pela rua Sacadura Cabral até à avenida Principal, e termina no largo do Mercado Municipal. A iniciativa é organizada pela Junta de Freguesia da Quinta do Conde e pela Câmara Municipal de Sesimbra e tem a colaboração de várias entidades e associações locais.
Sesimbra é um dos poucos locais do país que ainda mantém viva a tradição das Cegadas. O costume da zona rural, com mais de cem anos, está de volta durante o Carnaval às freguesias do Castelo e de Santiago. Com o grupo de cegantes de Alfarim, constituído exclusivamente por homens, estas manifestações carnavalescas prometem muitos momentos de boa disposição.
De 10 a 13 de Fevereiro, as cegadas passam por Sesimbra, Lagoa de Albufeira, Azoia, Meco, Zambujal, Aiana de Cima, Caixas e Alfarim.
No dia 13 de Fevereiro, pelas 15h00, no largo das Forças Armadas, a aldeia de Alfarim dá continuidade às Cavalhadas, onde um grupo de homens, a cavalo, de bicicleta ou de mota, demonstram a sua perícia, recriando hábitos medievais.
Na sexta-feira, dia 9 de Fevereiro, o programa de Carnaval é reservado para as crianças com o desfile dos estabelecimentos de educação e ensino do concelho, a partir das 10.30 horas, na vila. O Concurso Infantil de Fantasias de Carnaval acontece, no dia 10 de Fevereiro, sábado, às 11h00, na Fortaleza de Santiago. A iniciativa divide-se em três escalões: até aos 3 anos, dos 4 aos 7 e dos 8 aos 10 anos. Os três primeiros lugares são escolhidos por um júri que irá selecionar as fantasias mais originais. No final, todos os pequenos foliões recebem brindes de participação e os vencedores de cada escalão um prémio surpresa.
Destaque para o cortejo de fantasias de palhaço, no dia 12 de Fevereiro, pelas 15h00, com início na praça da Califórnia, segue pela avenida 25 de Abril e rua da Fortaleza e termina no Largo da Marinha. É já considerado um dos maiores desfiles de palhaços do mundo, chegando a juntar quatro mil mascarados.
O Enterro do Bacalhau, uma das tradições do Carnaval de Sesimbra, percorre na noite de quarta-feira, dia 14 de Fevereiro, pelas 21h30, as ruas da vila de Sesimbra, num cortejo onde o humor está sempre presente.
Carnaval de Sines – Fadista António Pinto Basto é atracção
O fadista António Pinto Bastos vai participar nos desfiles do Carnaval de Sines que deverão atrair milhares de pessoas, entre 11 e 13 de Fevereiro.
O corso, que conta com dois mil figurantes, percorre a av. General Humberto Delgado no domingo (dia 11) e terça-feira de Carnaval (dia 13), pelas 15 horas e na segunda-feira, 13, às 21h00.
As entradas para dos desfiles carnavalescos custam 4 euros por dia enquanto para os bailes animados pela banda “Pack 7”, o preço é de 5 euros.
A organização é da associação “Siga a Festa”, com o apoio da Câmara Municipal e Junta de Freguesia de Sines e vários patrocinadores.
De referir que, na sexta-feira, 9 de Fevereiro, realiza-se o Carnaval dos Pequeninos. O desfile terá início pelas 10 horas na av. General Humberto Delgado contando com 1.300 crianças das escolas de ensino básico e pré-escolar do concelho. Nesta festa haverá animação do Teatro do Mar, Grupo Gigantones e Companhia da Arte Velha – Associação de Artesãos e o grupo da Associação de Gaiteiros Vasco da Gama.
Haverá ainda o baile de máscaras sénior sendo que os principais artistas são todos aqueles que decidirem mais ou menos mascarados darem um pé de dança no Salão do Povo em Sines. Esta festa terá início pelas 15 horas e terá animação de Celeste Costa. Existem prémios para os 10 melhores mascarados.
Montijo espera enchente nos corsos carnavalescos – Actividades de rua e bailes de Carnaval
O Carnaval do Montijo espera, de 9 a 13 de Fevereiro, milhares de pessoas para assistir aos corsos carnavalescos e participar em actividades de rua. A folia está assim de volta após o sucesso do ano passado, num Carnaval que se diferencia pela autenticidade e envolvimento da população.
O presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, salienta que “aqui o Carnaval assenta em três princípios estruturantes, um deles é a diversidade com abertura a todas as colectividades do concelho e de todas as pessoas, sendo um dos grandes pilares do ressurgimento do Carnaval no Montijo”.
“O segundo princípio é a identidade, não fazer um Carnaval brasileiro ou de Veneza, os principais, mas recuperar as tradições como as cegadas com grupos organizados como as universidades seniores, que tentámos envolver e conseguimos, e os bailes de Carnaval”, afirma o edil.
Nuno Canta disse ainda que “o terceiro princípio fundamental é ser um Carnaval gratuito, uma alteração em relação ao passado, a câmara assume os custos suportáveis com o evento, de modo a ser acessível a todos, tornando-se verdadeiramente popular e democrático”.
“Vamos ter um grande Carnaval”, conclui o presidente da autarquia.
O Carnaval do Montijo apresenta um pacote global de eventos de entretenimento, que:
- inicia-se na sexta-feira de manhã, dia 9 de Fevereiro, pelas 10h00, com o desfile das escolas, nas principais artérias da cidade,
- prossegue com animação de rua no sábado (dia 10) à tarde e à noite na praça da República (21h00),
- culmina com os corsos carnavalescos nas tardes de domingo e terça-feira (dias 11 e 13 de Fevereiro), pelas 15h00, num percurso desde a frente ribeirinha, passando pela avenida dos Pescadores e terminando na praça da República. A entrada é gratuita em todos os eventos.
Destaque ainda no dia 13, pelas 16h30, no Cais das Faluas, o tradicional banho dos “Comilões”. No dia 14, realiza-se o tradicional “Enterro do Bacalhau”, a partir das 19h00, pelas principais ruas da cidade.
Recorde-se que em 2017, foram milhares de pessoas que visitaram e marcaram presença nas ruas da cidade do Montijo para celebrar cada dia dos corsos carnavalescos.
Trata-se de um Carnaval de feições populares, sem muita exuberância e luxúria, mas com muita alegria e folia, num verdadeiro espectáculo que vai ser animado por diversos carros alegóricos e contará com a participação de mais de 1.500 foliões, de mais de 30 clubes, associações e tertúlias da cidade e do concelho de Montijo.
Criado e mantido pelo povo, o nosso Carnaval é genuíno, espontâneo, livre, onde o espírito crítico, o lúdico e a sátira se associam à emoção e à folia, reavivadas ano após ano.
O Carnaval do Montijo é organizado pela Banda Democrática 2 de Janeiro, Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro, Motoclube do Montijo, Clube Desportivo Cultural e Recreativo “Os Unidos”, A Quadrada ACD e o Grupo “Os Comilões”, com o apoio da Câmara Municipal do Montijo e a Junta de Freguesia da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro. A autarquia concedeu um subsídio global de 30 mil euros às associações organizadoras.
Carnaval de Setúbal com sete dias de folia – Desfiles e animação
Setúbal vai celebrar o Carnaval entre os dias 8 e 14 de Fevereiro, com desfiles infantis, espectáculos de palco e animações de rua, em todo o concelho, numa organização da autarquia sadina, juntas de freguesia e do movimento associativo.
O programa contará com:
- 8 de Fevereiro, às 21h30, com a cegada “De Faca e Alguidar”, organizada pela Academia Cultural de Teatro e Artes de Setúbal. O evento percorre as ruas da freguesia de São Sebastião, com início defronte da sede da junta e fim na sede do Grupo Desportivo Independente. “De Faca e Alguidar” regressa no dia 10 de Fevereiro, pelas 16h00, na praça de Bocage.
- dia 9 de Fevereiro realizam-se no os tradicionais desfiles da comunidade educativa de Setúbal e Azeitão, pelas 10h00. Cerca de duas mil crianças dos jardins-de-infância e das escolas do ensino básico desfilam até à praça de Bocage, com passagem pela av. Luísa Todi e ruas da baixa. No final, são anunciados os três primeiros classificados do concurso de máscaras. À mesma hora, em Azeitão, decorre o desfile das crianças em Vila Nogueira e, às 14h30, em Brejos de Azeitão.
- no domingo de Carnaval, entre as 14h00 e as 17h30, na praça de Bocage, os mais novos contam com momentos divertidos proporcionados pelas mascotes Mickey e Minnie, que vão oferecer balões gigantes. Às 16h00, é a vez do mágico Banana. Às 11h00, terá lugar o jogo de futebol “Matrafonas Intercolectividades”, no campo dos Ídolos da Praça, numa iniciativa organizada pelos “Amarelos”, Ídolos da Praça e a APPACDM de Setúbal.
- no domingo de Carnaval, pelas 15h00, decorre o desfile e concurso de matrafonas do Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, com partida da sede da instituição. À mesma hora, decorre o desfile “Foliões do Sado”, que percorre a estrada de Santo Ovídio, entre o Alto do Faralhão e a bomba de combustível de Santo Ovídio, numa organização conjunta de Estrelas do Faralhão, Grupo de Danças e Cantares Regionais do Faralhão, Praiense e “Os Veteranos” de Santo Ovídio.
- na terça-feira de Carnaval, dia 13 de Fevereiro, na praça de Bocage, entre as 14h00 e as 17h30, com a boa disposição das mascotes Mickey e Minnie. Às 16h00 o mágico Banana volta a subir ao palco, com o seu espectáculo de música e diversão, e há ainda um desfile com crianças. Pelas 10h00, decorre uma arruada da Associação de Acordeonistas de Portugal, no Mercado 2 de Abril. À tarde, a partir das 15h00, o espaço comercial anima-se com um baile sénior e um concurso de máscaras. À mesma hora, os “Foliões do Sado” voltam a sair à rua, desta vez na rua principal das Praias do Sado.
- Na quarta-feira de Cinzas, 14 de Fevereiro, decorre o tradicional “Enterro do Bacalhau”, pelas 21h00, a partir do Grupo Desportivo da Fonte Nova, percorrendo as ruas do bairro, e entre o Grupo Desportivo Amarelos e o Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau.
Pinhal Novo – Corso desfila na vila
Grupo Carnavalesco Amigos de Baco promove o já tradicional corso carnavalesco, que desfilará pelas ruas da vila no dia no dia 13 de Fevereiro, pelas 15h00.
O desfile contará com a participação do movimento associativo da freguesia (Fanfarra dos Bombeiros de Pinhal Novo, Rancho Folclórico “Os Rurais” da Lagoa da Palha e Arredores, Rancho Folclórico da Casa do Povo de Pinhal Novo, Dance Project da União Desportiva da Palhota, Bardoada – o Grupo do Sarrafo) e de grupos informais, contando com a participação de várias centenas de figurantes.
No dia 14 de Fevereiro, a mesma organização realiza o Enterro do Bacalhau, uma sátira, que terá lugar pelas 21h30, no Coreto do Jardim José Maria dos Santos, em Pinhal Novo.
Alhos Vedros (Moita) – Inês Machado é a rainha do Carnaval
Inês Machado foi eleita Rainha do Carnaval de Alhos Vedros, no passado dia 27 de Janeiro, num evento de beleza que decorreu no pavilhão da Sociedade Filarmónica Recreio e União Alhos Vedrense (S.F.R.U.A.), concelho da Moita. Foram ainda eleitas a 1ª Dama, Soraia Pereira, e a 2ª Dama, Andreia Lourenço. Ana Catarina Caxias é madrinha da Bateria. A festa foi animada por Melão, antigo cantor dos “Excesso”, e Rita Santos.
As beldades vão desfilar nos corsos nos dias 11 e 13 de Fevereiro, pelas 15h00, têm como tema central “A Velhinha é uma Animação”, que percorrerão as ruas centrais de Alhos Vedros.
Para este Carnaval, a S.F.R.U.A. propõe “que os mais velhos abram o baú das suas memórias de infância e que os mais novos se divirtam com algumas das personagens que fazem parte do seu dia-a-dia. Vamos tentar mexer com o inconsciente de cada um, que querendo ou não, vai lembrar-se das personagens que vão desfilar na avenida”.
A S.F.R.U.A. é a entidade organizadora do Carnaval, que conta com o apoio da Câmara Municipal da Moita e da Junta de Freguesia de Alhos Vedros.