Candidaturas abertas para estágios Blue Book na União Europeia

Os estágios são uma oportunidade única de enriquecimento pessoal e profissional. Na União Europeia (UE) existem várias possibilidades de estagiar nas inúmeras instituições, e permitem participar no trabalho diário da Comissão Europeia, adquirir experiência prática na elaboração das políticas da UE e a familiarização com os procedimentos.

Todos os anos, a Comissão Europeia disponibiliza dois períodos de candidaturas ao programa Blue Book, que podem ser na área administrativa ou de tradução, na Direção-Geral de Tradução (DGT).

Os estagiários selecionados podem trabalhar em qualquer serviço da Comissão Europeia em Bruxelas, Luxemburgo e noutras cidades da UE.

A natureza do trabalho depende do serviço onde é realizado. Poderá ser, a título de exemplo, no domínio do direito da concorrência, dos recursos humanos, política ambiental, entre outras áreas.

O programa de estágios está aberto a todos os cidadãos europeus, independentemente da idade, sexo, raça, cor, origem étnica ou social, religião ou crença, pertença a uma minoria nacional, deficiência, idade ou orientação sexual. É também atribuído um número limitado de vagas a nacionais de países terceiros.

Podem candidatar-se titulares de um diploma universitário de qualquer área (caso este ainda não tenha sido emitido, pode ser apresentado um certificado universitário) e é necessário conhecimento em duas línguas da UE.

Os Blue Book têm a duração de 5 meses e as candidaturas estão abertas até 15 de março. Poderá encontrar mais informações em traineeships.ec.europa.eu.

Estão também disponíveis outras oportunidades de estágio, nomeadamente: Programa Cícero, no Comité Europeu das Regiões, com duração de 5 meses e com candidaturas em aberto até 03 de abril; Estágios de longa duração no Comité Económico e Social Europeu, cujo prazo termina a 31 de março; Nos Gabinetes dos Membros do Tribunal de Justiça da União Europeia (duração de 3 a 5 meses), com término de candidaturas a 15 de abril; Nos vários departamentos do Banco Central Europeu, com duração de 3 a 12 meses, em Frankfurt (Alemanha). Submissão de candidaturas até 07 de março.

Em todos os estágios é atribuído um subsídio mensal. As candidaturas são efetuadas na página de cada entidade.

O Europe Direct Área Metropolitana de Lisboa (ED AML), sedeado na Quinta do Anjo e acolhido pela ADREPES – Associação de Desenvolvimento Regional da Península de Setúbal, tem como objetivo tornar a Europa mais acessível os cidadãos e promover o seu envolvimento em eventos e debates sobre o futuro da União Europeia. Poderá contactar-nos através do e-mail europedirect.aml@adrepes.pt.