Câmara vai reabilitar Parque da Comenda

A Câmara Municipal de Setúbal vai proceder à reabilitação do Parque da Comenda, na Arrábida, até ao final do ano, num investimento de 130 mil euros. A revelação foi feita pela presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, na apresentação da estratégia municipal para mobilidade segura e sustentável para todos nas zonas balneares de Setúbal com o lema “Arrábida sem carros”, no dia 17 de Maio, na Casa da Baía.

O parque vai ter novas 30 mesas de pic-nic, em betão com armadura em aço para receber os milhares de utentes que se descolam a este local durante o Verão. Serão ainda instaladas 6 churrasqueiras em betão com armadura em aço.

Além da substituição integral do mobiliário urbano – cadeiras, mesas, fogareiros e bebedouros –, está prevista a criação de um novo passadiço, uma nova zona de estacionamento e a instalação de um quiosque com esplanada, uma estrutura moderna em madeira.

Apesar de ser propriedade privada, da família Xavier de Lima, Maria das Dores Meira, considera que estes investimentos, aprovados pelo Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, “até são desejáveis para o proprietário” porque actualmente o espaço de lazer “está numa situação pouco recomendável”. Além disso, o material utilizado é “ambientalmente recomendável”, em pedra e madeira. “É tudo amovível e no futuro pode ser retirado”, adiantou a edil sadina.

Será ainda feita uma limpeza ao local e retirados os cepos de cerca de uma dezena de palmeiras mortas pelo escaravelho e plantadas novas árvores para fazer sombra.