Câmara Municipal de Setúbal entrega alimentos ao Centro de Apoio de Sem Abrigo

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, formalizou no dia 21 de dezembro a doação solidária de 1.200 euros em bens alimentares à delegação local do projeto CASA – Centro de Apoio ao Sem Abrigo.

“É uma manifestação de solidariedade, dentro das nossas possibilidades, para apoio aos mais carenciados e, também, para sentirem que não estão sozinhos nesta causa social”, afirmou o autarca na iniciativa realizada na sede do projeto CASA, instalada no Bairro da Fonte Nova.

Os bens alimentares doados pela Câmara Municipal de Setúbal foram entregues no dia 22 de dezembro e destinam-se a apoiar este projeto de solidariedade que auxilia aqueles que se encontram em situação de sem-abrigo ou que integram famílias em situação de risco ou carenciadas.

O presidente André Martins, ao sublinhar que esta ajuda municipal é “mais um contributo” para o projeto de solidariedade, mantido em regime de voluntariado, reiterou que é necessário um maior envolvimento do Estado. “Há que continuar a reivindicar os direitos dos cidadãos.”

Da parte da Câmara Municipal de Setúbal, vincou o autarca, o trabalho tem vindo a ser feito, dentro do possível. “Temos aprovado um conjunto de medidas de âmbito social de apoio à população e, em particular, aos mais carenciados, em que se enquadram os apoios financeiros a associações.”

A coordenadora da delegação setubalense do projeto CASA, Susana Marques, agradeceu o contributo solidário da Câmara de Setúbal no apoio a este projeto social de voluntariado e partilhou as dificuldades acrescidas, este ano, em resultado da atual conjuntura económico-financeira.

“A crise está instalada e, este ano, nota-se que está mais complicado. As pessoas e as empresas estão mais retraídas”, afirmou esta responsável, para depois vincar que “o Estado, que devia assumir mais esta responsabilidade social, está a falhar para com os cidadãos”.

A iniciativa, na qual participou o vereador dos Direitos Sociais na autarquia, Pedro Pina, é dinamizada no âmbito de uma ação de cariz solidário a decorrer na rede social Facebook, a qual desafia à criação do Maior Postal de Natal Setubalense, com o objetivo de angariar fundos para proporcionar apoio alimentar aos sem-abrigo.

As receitas angariadas neste projeto, com o apoio do músico setubalense Toy, que vai dar voz ao tema do postal de Natal, a publicar a 24 de dezembro, pelas 20h00, destinam-se a comparticipar o “Tacho Solidário”, no âmbito do qual são confecionadas cerca de uma centena de refeições, seis dias por semana, para apoiar pessoas carenciadas.