Distrito

Câmara do Seixal finalmente tem orçamento aprovado para 2023

A Câmara Municipal do Seixal aprovou, em reunião extraordinária realizada, a 7 de julho, as Grandes Opções do Plano e Orçamento da Câmara Municipal do Seixal para 2023, com um investimento de 171 milhões de euros. Esta foi a segunda vez que o executivo apresentou uma proposta de Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2023, após a sua rejeição pela assembleia municipal em dezembro de 2022.

O presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva, considera que “a não aprovação das Grandes Opções do Plano e do Orçamento causou alguns constrangimentos à atuação da câmara, no primeiro semestre deste ano, os quais serão agora superados com a sua aprovação, tornando possível desenvolver e concretizar vários investimentos importantes para o município”.

No total, são 15 os eixos de atuação deste executivo, nomeadamente: Prioridade à Educação Pública; Mais Desenvolvimento Social e Paz; Cultura ao Serviço do Desenvolvimento; Desporto para Todos; Valorizar a Juventude do Concelho; Defender o Ambiente, o Equilíbrio Ecológico do Concelho e o Bem-Estar Animal; Mais Mobilidade e Melhores Transportes Públicos; Defesa da Água e Saneamento Públicos e Mais Higiene Urbana; Garantir o Direito à Saúde; Avançar nas Políticas Públicas de Habitação; Mais Segurança e Proteção Civil; Mais Emprego com Direitos, Desenvolvimento Económico e Turismo; Inovação com Mais Serviço Público; Mais Participação, Melhor Futuro; Valorização dos Espaços Públicos.

Entre as inúmeras medidas concretas previstas em cada eixo de atuação, destaque, entre outras, para: Programação de novas escolas do 1.º ciclo do ensino básico e pré-escolar em Fernão Ferro, Foros de Amora e Corroios, assim como a reivindicação junto do governo de novas escolas dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e secundário em Fernão Ferro e Corroios; Apoio a várias instituições na candidatura a financiamentos governamentais para a construção de Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas em Pinhal de Frades, Paio Pires, Casa do Educador e CRIAR-T; Conclusão da construção da Aldeia do Bombo; Diligenciar junto do governo a construção de pavilhões desportivos escolares nas escolas dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico de Corroios, Vale de Milhaços, Cruz de Pau e Pinhal de Frades; Construção da Alternativa à Estrada Nacional 378 e requalificação desta estrada na ligação de Amora a Fernão Ferro com a criação de novas rotundas; Dinamização do projeto Seixal Criativo; Continuidade da construção do Parque Metropolitano da Biodiversidade; Retoma do projeto da ponte pedonal e ciclável ligando Seixal e Barreiro; Avançar com a construção do centro de saúde de Foros de Amora; Colaboração na instalação do campus Hovione Tejo; Prolongamento dos passeios ribeirinhos do Seixal e Amora; Criação do Centro Ciência Viva de Interpretação Ambiental da Baía do Seixal.

Paulo Silva afirma que, “apesar do impacto do aumento dos custos da energia, dos combustíveis e das matérias-primas, que obriga à redução do valor dos investimentos previstos e dos que estão em execução, esta autarquia propõe-se dar continuidade à evolução qualitativa do projeto autárquico do município, na construção de soluções e propostas de desenvolvimento qualificado para o concelho, dando voz aos interesses das populações e garantindo o rigor e a transparência no funcionamento desta autarquia”.

admin

Recent Posts

Vereadores do PS e da CDU avançam para tribunal e pedem regresso das competências à Câmara de Setúbal

Os vereadores do PS e da CDU anunciaram que já entregaram no Ministério Público o…

11 horas ago

Novas regras para ajudar os órgãos de poder local a fazer face à crise da habitação na União Europeia

De acordo com o último Eurobarómetro, mais de 50% dos residentes na União Europeia consideram…

13 horas ago

União das Freguesias de Setúbal homenageia Custódio Pinto

A União das Freguesias de Setúbal homenageou, a 3 de outubro, Custódio Carvalho Pinto, antigo…

1 dia ago

Vereadores do PS requerem intervenção urgente do MP e exigem que competências delegadas na presidente regressem ao município de Setúbal

O vereadores eleitos pelo PS requereram, com carácter de urgência, a intervenção do Ministério Público…

1 dia ago

Presidente da Câmara de Setúbal vai pedir prorrogação da suspensão de mandato

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, vai pedir a prorrogação…

6 dias ago

Gala do Desporto do Barreiro 2026 entrega 164 medalhas de mérito

A 18.ª edição da Gala do Desporto, entregou 164 Medalhas de Mérito Desportivo, em cerimónia…

7 dias ago