Câmara de Setúbal vai retirar vedações do Parque de Merendas da Comenda

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, anunciou que os serviços municipais vão brevemente proceder à retirada das vedações do Parque de Merendas da Comenda, junto à Estrada Nacional 379, de acesso às praias da Arrábida.


“Há vários processos que se têm desenvolvido por parte da Câmara Municipal de Setúbal na Herdade da Comenda, e cujos procedimentos estão a decorrer nos prazos legais”, disse André Martins, na reunião pública do executivo camarário de 4 de janeiro, frisando que “no que diz respeito ao Parque de Merendas da Comenda, terminou todo o processo legal das notificações e do direito de intervenção por parte dos interessados”.


O autarca disse que “como é do conhecimento público, os serviços municipais estão a preparar todos os meios logísticos para fazer uma intervenção, no sentido da remoção das vedações, que não são regulamentares”.


André Martins sublinhou que esta intervenção “diz muito a todos nós e aos setubalenses em geral e a câmara municipal tem desenvolvido todo um conjunto de procedimentos, num quadro legal, cumprindo todas as regradas legais, no sentido de atingir o objetivo, que é um compromisso que temos com a população do concelho de Setúbal.


Já o vereador do PSD, Paulo Calado, que tem levantado este problema em várias reuniões públicas, congratulou-se com esta decisão. “Tomámos boa nota da sua intervenção sobre a Comenda, não se trata só do Parque de Merendas, é mais complexo do que isso, mas segundo entendi das suas palavras, os processos estão finalmente em movimento e estarão dando sequência para que os setubalenses e o país perceberam afinal quem tem razão neste processo e considero que temos de levar as coisas até às últimas consequências”, adiantou.


Recorde-se que em setembro de 2021, os novos proprietários da Herdade da Comenda, procederam ao encerramento do Parque de Merendas, junto ao palácio, para criar o futuro Arqueosítio da Comenda – Centro Interpretativo, cujas obras decorrem até hoje.


Os proprietários da herdade vedaram o Parque de Merendas da Comenda e colocaram portões a impedir o seu acesso aos cidadãos uma vez que estão a decorrer obras para o futuro Arqueosítio da Comenda. Foi ainda colocada, na altura, uma placa a advertir que o sítio é propriedade privada.


Os novos donos da Herdade da Comenda já tinham vedado o acesso ao parque de estacionamento, em terra batida, junto à praia de Albarquel e também proibiram a circulação pelo interior da propriedade, que era utilizado para caminhadas e passeios de bicicleta bem como acesso à Capela de S. Luís e ao moinho onde os escoteiros desenvolviam atividades.