Setúbal

Câmara de Setúbal vai pagar subsídio de turno aos bombeiros sapadores já em julho

A Câmara de Setúbal vai pagar o subsídio de turno do mês de julho aos bombeiros sapadores porque uma providência cautelar que suspende o despacho do presidente do município, que determinava o não pagamento daquele subsídio.

Segundo Sérgio Carvalho, do Sindicato Nacional dos Bombeiros Profissionais (SNBP), deu entrada no Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF) de Almada uma providência cautelar de outro sindicato de bombeiros (Sindicato Nacional dos Bombeiros Sapadores), que suspendeu o despacho do presidente da autarquia sadina, o que permite o pagamento do subsídio, pelo menos até haver uma decisão daquele tribunal.

O Gabinete da Presidência da Câmara de Setúbal confirmou à agência Lusa que a autarquia já foi notificada pelo TAF da suspensão do referido despacho, pelo que irá proceder ao pagamento do subsídio de turno do mês de julho.

No dia 24 de julho, o presidente do SNBP esteve reunido com a vice-presidente da Câmara de Setúbal, Carla Guerreiro, para tentar encontrar um mecanismo legal que permita ao município manter o pagamento do subsídio de turno, qualquer que seja a decisão do tribunal.

“Vamos continuar a tentar encontrar um mecanismo legal que permita ao presidente da Câmara de Setúbal continuar a efetuar esse pagamento, caso o tribunal dê razão ao município e venha dizer que se deve manter o não pagamento das horas extraordinárias e do subsídio de turno”, disse à Lusa Sérgio Carvalho.

“Se o tribunal der razão à Câmara de Setúbal, voltamos à estaca zero; se não for dada razão à câmara, como temos um acordo com a Câmara de Setúbal desde 2016, com base no Acordo Coletivo de Entidade Empregadora Pública (ACEEP), sufragado pela Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP), que validou o pagamento do subsídio de turno, esperamos que seja possível haver um novo despacho da câmara que permita fazer o pagamento do subsídio de turno aos bombeiros todos os meses”, acrescentou o sindicalista.

Entretanto, o SNBP também anunciou esta segunda-feira que vai convocar uma greve nacional dos bombeiros profissionais, ainda sem data marcada, para exigir ao Governo a publicação de um “despacho interpretativo para acabar com as dúvidas sobre a legalidade dos pagamentos de trabalho extraordinário e subsídio de turno dos bombeiros profissionais de diversos municípios”.

A Câmara Municipal de Setúbal anunciou na semana passada a suspensão do pagamento do subsídio de turno aos bombeiros sapadores, com base em decisões judiciais do Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF) de Almada, do Supremo Tribunal Administrativo (STA) e em pareceres de diversos organismos da administração central, Direção Geral das Autarquias Locais (DGAL), Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDRLVT) e Inspeção Geral de Finanças (IGF).

De acordo com os pareceres destas três entidades da administração central, os bombeiros sapadores “não têm direito a auferir qualquer suplemento remuneratório pelo trabalho suplementar prestado no horário de trabalho definido”.

Segundo a Câmara de Setúbal, após os protestos dos bombeiros na abertura da feira de Santiago, a 21 de julho, que obrigaram o presidente do município a abandonar o recinto sob escolta policial, a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, pediu uma reunião com o presidente da Câmara, André Martins, que tear´alugar no dia 26 de julho.

admin

Recent Posts

Faleceu Osvaldo Godinho, antigo autarca da Junta de Freguesia de Santo André

Morreu Osvaldo Godinho, aos 88 anos que foi membro do executivo da Junta de Freguesia…

10 horas ago

Porto de Setúbal recebe primeiro navio de cruzeiros de 2024

O porto de Setúbal recebeu hoje, 11 de maio a escala do navio “Le Dumont…

18 horas ago

Município de Alcochete conquista Prémio Autarquia do Ano na categoria de Economia Empreendedorismo e Startups com a incubadora de negócios AlcocheteUP

O município de Alcochete foi distinguido com o Prémio Autarquia do Ano pelo Lisbon Awards…

2 dias ago

Casa Ermelinda Freitas premiada no Japan Wine Challenge 2023

A Câmara Municipal de Palmela aprovou por unanimidade, na reunião pública do Executivo de 8…

2 dias ago

Adega de Palmela recebe “Prémio Cinco Estrelas” na categoria Enoturismo

A Câmara Municipal de Palmela aprovou, por unanimidade, na reunião pública de 8 de maio,…

2 dias ago

Câmara de Setúbal adjudica empreitada para construção de Unidade de Saúde Familiar da Bela Vista

A Câmara Municipal de Setúbal aprovou a 8 de maio, a adjudicação da empreitada de…

2 dias ago