Setúbal

Câmara de Setúbal vai avançar com concessão do EcoParque do Outão por cerca de 1 milhão de euros

A Câmara Municipal de Setúbal aprovou a abertura de um concurso público para a concessão do direito de utilização privativa da parcela de terreno do domínio público hídrico onde se encontra localizado o EcoParque do Outão pelo prazo de vinte anos. O valor mínimo da contrapartida financeira mensal a pagar à autarquia é fixado em quatro mil e quinhentos euros, prevendo-se que o concessionário pague até ao termo do prazo da concessão o valor de 993 mil e 600 euros, acrescidos de IVA.

A gestão e exploração do parque de campismo do Outão, incluindo a Praia da Gávea e área adjacente de apoio, é da competência do município de Setúbal no âmbito de um protocolo celebrado a 6 de janeiro de 2020 com a APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra

Com vista à revitalização turística do equipamento localizado em pleno Parque Natural da Arrábida, a autarquia realizou profundas obras de requalificação das quais resultou o renovado EcoParque do Outão Prof. José Fernando Gonçalves, dotado de valências de alojamento, restauração, mercearia e condições de usufruto e atratividade, autocaravanismo, alojamento em bungalows e campismo.

De acordo com a deliberação camarária, o equipamento carece de um conjunto de “intervenções no sistema de infraestruturas de águas residuais, que implicam um investimento na melhoria e requalificação das condições de acolhimento dos turistas” ao qual a autarquia não tem possibilidade de dar cumprimento por meios próprios.

“Tendo em vista a promoção de uma mais eficiente e eficaz gestão”, que reforce o EcoParque como “instrumento dinamizador do crescimento económico, turístico e ambiental da região”, o município de Setúbal decidiu abrir um procedimento concursal com vista à atribuição do direito de utilização privativa, através de contrato de concessão, daquela parcela de terreno do domínio público hídrico.

A concessão abrange, igualmente, as construções e instalações nela implantadas e a implantar – excluindo a Praia da Gávea, numa área total de 35 mil metros quadrados, localizada na EN 379 KM3 –, destinadas à exploração do EcoParque do Outão, do restaurante e da loja de mercearia.

O prazo da concessão é de 20 anos, tendo em conta “a natureza do conjunto das obras necessárias e obrigatórias a realizar pelo concessionário e o valor estimado das mesmas”, que deverá rondar os 740 mil euros.

De acordo com o caderno de encargos do procedimento concursal, o concessionário deve iniciar a exploração das construções e instalações, no prazo de 60 dias após o início do prazo de concessão.

Vereadores do PS criticam

Os vereadores do PS manifestam “a sua estranheza para com a proposta, pois a CDU está a optar, mais uma vez, pela privatização do espaço público, no concelho de Setúbal”.

“Tendo em conta a localização privilegiada deste equipamento, bem como a qualidade que lhe é reconhecida pelos seus utilizadores (em particular a comunidade campista, caravanista e autocaravanista), seria fundamental que entre os critérios de adjudicação estivesse a manutenção ou aumento dos parâmetros de qualidade. Contudo, o Executivo CDU optou por valorizar apenas a contrapartida financeira (80%) e a o prazo de conclusão das obras necessárias (que, sendo o principal argumento para a concessão, têm um peso de apenas 20% nos critérios de adjudicação)”, acrescenta o comunicado dos autarcas do PS.

admin

Recent Posts

Faleceu Osvaldo Godinho, antigo autarca da Junta de Freguesia de Santo André

Morreu Osvaldo Godinho, aos 88 anos que foi membro do executivo da Junta de Freguesia…

13 horas ago

Porto de Setúbal recebe primeiro navio de cruzeiros de 2024

O porto de Setúbal recebeu hoje, 11 de maio a escala do navio “Le Dumont…

22 horas ago

Município de Alcochete conquista Prémio Autarquia do Ano na categoria de Economia Empreendedorismo e Startups com a incubadora de negócios AlcocheteUP

O município de Alcochete foi distinguido com o Prémio Autarquia do Ano pelo Lisbon Awards…

2 dias ago

Casa Ermelinda Freitas premiada no Japan Wine Challenge 2023

A Câmara Municipal de Palmela aprovou por unanimidade, na reunião pública do Executivo de 8…

2 dias ago

Adega de Palmela recebe “Prémio Cinco Estrelas” na categoria Enoturismo

A Câmara Municipal de Palmela aprovou, por unanimidade, na reunião pública de 8 de maio,…

2 dias ago

Câmara de Setúbal adjudica empreitada para construção de Unidade de Saúde Familiar da Bela Vista

A Câmara Municipal de Setúbal aprovou a 8 de maio, a adjudicação da empreitada de…

3 dias ago