Setúbal

Câmara de Setúbal apresenta requalificação da praça do Brasil e praceta Quinta do Tavares

O presidente da Câmara de Setúbal, André Martins, considera que projeto de requalificação urbana da Praça do Brasil e Praceta Quinta do Tavares é “ambicioso, com várias valências e intervenções complexas”.

O autarca falava na sessão pública realizada, a 26 de junho no Cinema Charlot – Auditório Municipal, para apresentação de mais este investimento qualificador, o qual, vincou, “cria melhores condições de vivência, tanto para moradores como para visitantes”.

O projeto de requalificação urbana proposto, uma intervenção a executar, previsivelmente em 2024 e que materializa um investimento superior a 600 mil euros, destina-se a requalificar esta área da cidade, aumentando de forma significativa a área de lazer, sem reduzir a capacidade do estacionamento autorizado.

A obra, com um prazo de execução previsto de cerca de 6 meses, é iniciada pela Praceta Quinta do Tavares, a qual mantém a estrutura arbórea existente e vê reforçada a capacidade de estacionamento, com mais duas dezenas de lugares, num total de 175, para utilização exclusiva e gratuita dos moradores.

“O estacionamento é dedicado a residentes, que devem tratar do dístico para ter acesso gratuito ao estacionamento”, afirmou o presidente da autarquia, André Martins. “O espaço público é limitado, com a agravante de, nesta zona, as viaturas estarem estacionadas durante largas horas, ficando os moradores sem acesso a lugares.”

Os trabalhos avançam depois para a Praça do Brasil, que recupera a função de logradouro, com novas dinâmicas e vivências que dão primazia ao usufruto público, com áreas de estadia e mobiliário urbano, com estrutura verde reforçada, em que se incluem mais de duas dezenas de árvores e perto de dois mil arbustos.

A proposta municipal para a nova Praça do Brasil contempla também amplas áreas de atravessamento pedonal que permitem ligações entre as avenidas da República da Guiné-Bissau e dos Ciprestes, a par de um moderno parque infantil, adaptado à exigente legislação atualmente em vigor.

Ao iniciar a obra pela requalificação da Praceta Quinta do Tavares, a Câmara Municipal de Setúbal garante que, durante o decorrer dos trabalhos de requalificação, a capacidade de estacionamento da zona não é comprometida, uma vez que os lugares atualmente disponíveis na Praça do Brasil são deslocados para a renovada praceta.

No âmbito desta intervenção, avança também a qualificação da nova rotunda da Praça do Brasil, a qual recebe uma escultura da autoria do artista Ricardo Romero, que retrata uma criança a brincar com uma locomotiva, para evocar a memória da estação ferroviária ali existente.

A obra escultórica é envolvida por uma área ajardinada, com iluminação cénica, e, adiantou o presidente da autarquia, André Martins, “pode avançar de forma autónoma relativamente ao resto do projeto, de forma a reforçar a atratividade da zona, uma das portas de entrada na cidade”.

Paralelamente, a Câmara Municipal de Setúbal avança com o reperfilamento da Rua Olavo Bilac, ação ainda em fase de projeto de execução, a qual recebe um novo desenho urbano com estacionamento devidamente ordenado, mais iluminação pública e um reforçado sistema de drenagem de águas pluviais.

Sobre a Rua Olavo Bilac, o vereador da Câmara de Setúbal com o pelouro das Obras Municipais, Carlos Rabaçal, apontou que “ainda está em estudo a forma de circulação” nesta via. “Para já, mantém-se os dois sentidos de trânsito, mas estamos a analisar alternativas com apenas um sentido.”

No que respeita ao projeto global de requalificação da Praça do Brasil e da Praceta Quinta do Tavares, o autarca apontou que “o projeto está numa fase relativamente avançada, com o procedimento de contratação pública para a empreitada a poder ir em breve a apreciação em reunião pública da Câmara Municipal”.

O encontro, além da apresentação pública da proposta da Câmara Municipal de Setúbal para a requalificação daquela área da cidade, constituiu um momento de participação pública e de cidadania ativa, com os munícipes a manifestarem opiniões e contributos para o enriquecimento do projeto.

“Esta é a nossa forma de trabalhar. Estamos em proximidade com as populações, abertos à receção de contributos e sugestões de forma que este projeto vá ao encontro das necessidades e expectativas dos munícipes”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins.

A requalificação da Praça do Brasil e da Praceta da Quinta do Tavares integra o leque de operações qualificadores que o município está a promover, com mais de três dezenas de ações de larga escala a realizar ao longo do mandato, num investimento superior a 25 milhões de euros.

admin

Recent Posts

Morreu Paulo Cardoso, bombeiro de Palmela, em exercício físico

Paulo Cardoso, de 43 anos, pertencente aos Bombeiros Voluntários de Palmela, morreu esta manhã, 15…

10 horas ago

Presidente da Câmara de Setúbal concorda com aeroporto em Alcochete

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, que é também presidente da Associação…

16 horas ago

Semana Académica de Setúbal com Rosinha, Richie Campbell e Plutonio

A Associação Académica do Instituto Politécnico de Setúbal (AAIPS) vai realizar a Semana Académica de…

16 horas ago

Morreu Pedro Freire, jovem músico de Azeitão

Pedro Freire, trompetista da Orquestra Gulbenkian,, jovem músico de Azeitão, faleceu, deixando os amigos e…

1 dia ago

LASA publica álbum com as 17 mais antigas fotografias de Setúbal

Um álbum com 17 fotografias captadas em Setúbal em 1867 vai ser apresentado pela LASA…

2 dias ago

Centenas de alunos participam em desfile de percussão do Festival Internacional de Música de Setúbal

Centenas de alunos dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico do concelho participaram, a…

3 dias ago