Câmara de Sesimbra exige requalificação urgente da EN379

A Câmara Municipal de Sesimbra aprovou, por unanimidade, uma moção em que se exige à empresa Infraestruturas de Portugal SA a reabilitação urgente da Estrada Nacional 379, entre o quilómetro 12,2 e o quilómetro 17,6.

Trata-se de uma das três vias estruturantes do município e a principal ligação aos concelhos de Setúbal e Palmela, que atualmente apresenta “um estado de degradação que coloca em causa a qualidade da acessibilidade ao município, a segurança de milhares de automobilistas que a utilizam diariamente e a dinâmica do tecido empresarial local”. Aliás, “o registo de acidentes graves tem tido um acréscimo significativo”, reforça a autarquia.

“Para além do fluxo normal de trânsito, que é considerável, é por esta estrada que se faz o acesso de viaturas de emergência ao Hospital de São Bernardo, em Setúbal. É também por aqui que passam muitos dos veículos pesados que fazem transporte de inertes a partir das pedreiras existentes na zona. Aos fins-de-semana, sobretudo, a EN379 sofre uma pressão enorme devido aos veículos que se deslocam ao concelho para turismo e lazer”, sublinha a autarquia.

A Câmara Municipal de Sesimbra já fez “vários alertas à Infraestruturas de Portugal que, até ao momento não tiveram qualquer resposta”, conclui.