A Câmara Municipal de Palmela homenageou o atleta olímpico Pedro Pichardo, a 16 de setembro, na Escola Secundária de Pinhal Novo, onde inspirou jovens alunos para a prática desportiva, com o seu exemplo de determinação e perseverança.
O luso-cubano, de 31 anos, que escolheu Pinhal Novo para viver, conquistou, a 9 de agosto, a medalha de prata no triplo salto nos Jogos Olímpicos Paris 2024, com a marca de 17 metros e 84, repetindo a presença no pódio olímpico, depois de ter conquistado a medalha de ouro nos Jogos de Tóquio 2020. Já em junho, tinha sido vice-campeão europeu e bateu o recorde de Portugal do triplo salto. A 14 de setembro, venceu ainda a final da Liga Diamante de Triplo Salto, com um salto de 17,33m Pedro Pablo Pichardo, que decorreu em Bruxelas. Recorde-se que Pichardo já tinha vencido a Liga Diamante em 2018 e 2021.
O encontro foi combinado com o atleta, à sua chegada dos Jogos Olímpicos de Paris, para depois do seu regresso das competições da Liga Diamante, coincidindo com o arranque do novo ano letivo, também como forma de colocar o Desporto Escolar em evidência e de inspirar mais jovens para a prática desportiva.
Pedro Pichardo foi recebido com grande alegria e euforia pelos jovens, que tiveram a oportunidade de conviver e colocar questões ao atleta e levar para casa um autógrafo. O vice-campeão olímpico agradeceu ao município de Palmela por esta homenagem e a todos os presentes, convidando os jovens a praticarem desporto e lembrando que “a atividade física é muito importante para a saúde”. “No futuro, teremos mais Pedro Pichardo nos Jogos Olímpicos, a trazer muitas medalhas para o país”, prometeu o atleta.
O presidente do município de Palmela, Álvaro Balseiro Amaro, elogiou este “pinhalnovense de adoção e coração”, que “continua a dar-nos muitas alegrias”.
Pedro Pichardo está “permanentemente insatisfeito e, com muita perseverança e dor, almeja sempre mais”, disse o autarca, destacando o seu “espírito de superação, aliado a muito trabalho, rigor e disciplina”.
“Apoiaremos sempre este atleta de eleição”, garantiu o presidente da autarquia palmelense, explicando que “foi escolhida propositadamente a Escola Secundária de Pinhal Novo e o início do ano letivo para esta homenagem, para que o atleta pudesse inspirar os alunos com o seu exemplo e para alertar para o papel do desporto na educação e na vida”.
“Muito nos orgulha que a Câmara Municipal de Palmela nos tenha solicitado para fazer esta homenagem ao Pedro Pichardo, até porque já o consideramos da casa”, confessou a diretora da Escola Secundária de Pinhal Novo, Maria Isabel Catarino, fazendo votos de que o atleta “continue por mais alguns anos este percurso espetacular, que leva o nosso país a ser reconhecido internacionalmente”.
A homenagem contou também com a presença de Rui Vieira, do Comité Olímpico de Portugal, que deu os parabéns ao atleta, treinadores, família e a todos os munícipes deste “brilhante território” e manifestou o grande “orgulho” que o comité tem de Pedro Pichardo.
Recorde-se que, para além das várias homenagens e saudações que tem recebido por parte do município de Palmela, o atleta foi condecorado, em 2021, com a Medalha Municipal de Mérito Grau Ouro.