Câmara de Palmela aprova voto de pesar pelo falecimento do poeta José Gago

A Câmara municipal de Palmela aprovou um voto de pesar pelo falecimento de José Gago, a 13 de setembro, com 77 anos, vítima de doença prolongada.

Poeta, fadista e dramaturgo, José Gago vivia em Quinta do Anjo, terra que amou e honrou. É da sua autoria a letra do hino do Quintajense Futebol Clube.

Alguns dos seus poemas e textos estão disponíveis na obra de poesia “Palavras na Nossa Terra”, editada pela Câmara Municipal de Palmela em 2018.

Atualmente, era Presidente do Conselho Fiscal da Associação dos Idosos de Palmela, na qual assegurou também a conceção de textos para participação em iniciativas comunitárias do concelho de Palmela, como as Janeiras, a Queima do Judas ou as Marchas Populares.

“José Rosa Miranda Gago faleceu no dia 13 de setembro, com 77 anos de idade, vítima de doença prolongada, e deixou mais triste e empobrecida a cultura local e nacional”, refere o documento.

“Natural de Vila Nogueira de Azeitão, residia em Quinta do Anjo, terra que amou e honrou com as suas palavras e canções. Na sua carreira profissional, passou pela vitivinícola José Maria da Fonseca e pelas Selecções do Reader’s Digest, mas a escrita foi a sua paixão maior”, adianta.

Poeta, fadista e dramaturgo, foi autor de múltiplos textos para revistas populares, marchas e cegadas de várias coletividades da região. Colocou a sua voz ao serviço do fado, mas também a sua pena, compondo poemas para fadistas consagrados ou em início de carreira. É de sua autoria a letra do hino do Quintajense Futebol Clube.

Muitos dos seus poemas e textos estão disponíveis no blogue “José Gago – Poesia” e foram compilados em publicações como o seu livro “Histórias e Memórias de um Poeta Popular” ou a obra de poesia “Palavras na Nossa Terra”, editada pela Câmara Municipal de Palmela em 2018, na sequência do projeto municipal de promoção da poesia com o mesmo nome.

“Humilde, afável, amigo, dono de um sentido de humor refinado e crítico mordaz, José Gago é reconhecido entre os seus pares pelo enorme talento mas, também, pelo espírito solidário. Era, atualmente, Presidente do Conselho Fiscal da Associação dos Idosos de Palmela, na qual assegurou, igualmente, a conceção de textos para participação em iniciativas comunitárias do Concelho de Palmela, como a celebração das Janeiras, a Queima do Judas ou as Marchas Populares”, conclui.

A Câmara Municipal de Palmela lamenta o falecimento de José Gago e endereça sentidas condolências à sua família, bem como às diversas entidades com as quais colaborou.