A Câmara Municipal da Moita vai realizar os trabalhos de reconversão da rua S. Sebastião com a primeira fase a incidir na renovação da rede de drenagem de água pluvial no troço entre a rua dos Marítimos e o cais da Moita.
Este troço está fechado, pelo período de cinco meses para “dar lugar a uma obra fundamental para os moradores daquele local e para a população da freguesia da Moita, em geral”, refere a autarquia.
“O grau de degradação estrutural muito grave, comprovado pela avaliação efetuada pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), resultante de uma infraestrutura muito antiga, levou a constantes roturas e abatimentos do piso, pelo que a Câmara Municipal da Moita decidiu avançar com esta obra com a máxima urgência”, a dianta.
Após a remodelação do troço de coletor pluvial será realizada a repavimentação do arruamento e executado o devido reperfilamento da via.
Recorde-se que a Câmara Municipal recorreu a um empréstimo, de cerca de três milhões de euros, que vai permitir a execução de diversas obras de remodelação e construção das redes de águas residuais há muito solicitadas pela população e identificadas como necessárias. As obras vão realizar-se por todas as freguesias do concelho, Alhos Vedros, Baixa da Banheira e Vale da Amoreira, Moita e Gaio-Rosário e Sarilhos Pequenos, onde, aliás, já teve lugar a substituição da adutora há muito esperada pela população de Sarilhos que vem, assim, acabar com as constantes roturas nesta localidade.
Este é um investimento já previsto nas Grandes Opções do Plano de 2023 a 2027 que o executivo municipal considera de extrema importância e de concretização urgente e necessária, quer para a melhoria da qualidade de vida da população do concelho, quer para a coesão social e territorial.