Bombeiros Voluntários do Montijo celebram 107.º aniversário: Novo comandante tomou posse

Os Bombeiros Voluntários do Montijo têm um novo comandante que tomou posse no dia comemorativo do aniversário da instituição secular. As celebrações ficaram ainda marcadas pela reposição do busto do comandante Álvaro Valente que tinha sido retirado há alguns anos.

A tomada de posse do novo comandante Américo José da Silva Moreira e a reposição do busto do comandante Álvaro Valente marcaram a cerimónia das comemorações do 107.º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Montijo, realizada no passado dia 31 de Janeiro, no pavilhão do quartel.

O novo comandante confessou sentir-se honrado com a escolha da direcção, demonstrando gratidão para com a mesma pelo apoio prestado nos últimos meses, nomeadamente na concretização das recentes obras realizadas no quartel. “Tentámos criar condições para que todos os bombeiros se sentissem aqui no quartel como em sua casa, algo impossível sem o apoio da direcção”, disse Américo Moreira.

O novo comandante garantiu fazer tudo ao seu alcance para que o corpo de bombeiros “cumpra com as suas múltiplas obrigações humanitárias e procure uma melhoria efetiva da prestação social e humanitária”.

Por sua vez, a presidente da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Montijo, Rosa Maria Carrão, agradeceu à Câmara Municipal do Montijo o auxílio na reparação da auto-escada e a todos os que tornaram possível as obras de requalificação do quartel, permitindo que hoje o mesmo seja “um espaço aprazível onde dá gosto trabalhar e onde todos aqueles que nos visitam se sentem bem”.

O presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, dirigiu as suas primeiras palavras a Américo Moreira: “é uma honra tê-lo como comandante desta corporação”, disse. O autarca saudou os bombeiros, funcionários e dirigentes da corporação “pelo extraordinário trabalho que têm vindo a desenvolver na prestação do serviço público a todos os montijenses”.

“Admiramos ainda a obra levada a cabo pelos responsáveis desta casa com vista a uma maior humanização dos espaços do quartel, na preservação do património da associação e na proteção civil, bem como na melhoria constante das condições de trabalho de todos os bombeiros”, acrescentou.

O presidente referiu ainda que Álvaro Valente foi “um cidadão exemplar, um cidadão de cultura, um cidadão bombeiro e um cidadão de valores. A reposição do seu busto é um momento feliz da história e um momento de inteira justiça”, disse.

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Montijo distinguiu, ainda, diversas empresas e entidades do concelho que têm apoiado a instituição, inclusive a autarquia, e promoveu e condecorou inúmeros bombeiros.