Bombeiros Sapadores de Setúbal comemoram 230.º aniversário

Em dia de festa pela celebração do 230.º aniversário, a Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal fez uma demonstração de meios operacionais de protecção e socorro, na praça de Bocage, incluindo um contentor logístico com material de busca, resgate e salvamento em meio urbano, prestou homenagem aos soldados da paz desaparecidos e realizou uma sessão solene comemorativa.

O vereador da Proteção Civil da Câmara Municipal de Setúbal, Carlos Rabaçal, afirmou que “a Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal (CBSS) é, hoje, um dos melhores corpos de bombeiros da Europa”, na sessão solene comemorativa do 230.º aniversário da corporação, realizada no passado sábado, dia 20 de Fevereiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Carlos Rabaçal destacou o trabalho desenvolvido pela autarquia sadina para garantir a existência de uma companhia “moderna, eficaz e exigente”, nomeadamente através de uma “intensa aposta na melhoria e qualificação deste corpo de bombeiros e do sistema municipal de protecção civil e socorro”.

A recente conclusão do processo de reequipamento da CBSS, com material avaliado em 2,6 milhões de euros, que inclui veículos, contentores logísticos e material de intervenção diversa, foi outro aspecto realçado pelo vereador. Acresce que, na última reunião do executivo camarário, foi aprovada a abertura de um concurso para o recrutamento de 20 bombeiros, com vista a reforçar a capacidade humana e operacional dos Sapadores de Setúbal.

Carlos Rabaçal espera agora que o governo desbloqueie definitivamente o processo de progressão nas carreiras dos bombeiros sapadores, congelado pelo anterior executivo de Passos Coelho.

Já o comandante da CBSS, Paulo Lamego, apontou a satisfação da criação de uma equipa de busca e resgate, que participou recentemente num exercício de âmbito europeu, realizado em Setúbal. “O EU-SETEX 2015 foi o demonstrar das evidências que o trabalho árduo de 20 anos, com o envolvimento intenso de todos, é recompensado pelo sentido de sentirmos que estamos capazes de enfrentar os desafios mais complexos”, disse o responsável pela companhia.

Paulo Lamego salientou que, além de garantir a segurança e bem-estar dos munícipes, “a CBSS é reconhecida como geradora de valor”, e “como referência nacional na prestação de serviços de socorro”, realidade que tem justificado constantes solicitações. Um exemplo do reconhecimento externo é o pedido do comando dos Bombeiros Municipais de Viseu para que os recrutas recebam formação da CBSS em Setúbal num módulo de escoramentos e desobstrução em estruturas colapsadas, e a realização esta semana de um treino conjunto com os bombeiros da comunidade de Madrid exactamente nesta valência.

Na mesa da sessão solene das comemorações do 230.º aniversário da CBSS, estiveram ainda presentes o presidente da Assembleia Municipal, Palma Rodrigues, o vice-presidente do Conselho Executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses, Adriano Capote, e o comandante operacional do Agrupamento Distrital do Agrupamento Sul, Elísio Oliveira, em representação da Autoridade Nacional de Protecção Civil.

As celebrações incluíram igualmente uma cerimónia de hastear de bandeiras e uma romagem ao Cemitério de Nossa Senhora da Piedade para deposição de flores no talhão do bombeiro em homenagem aos soldados da paz desaparecidos.