Bispo de Setúbal D. Américo Aguiar foi convidado do programa 5 Para a Meia Noite

O bispo de Setúbal, o Cardeal D. Américo Aguiar foi convidado do programa 5 Para a Meia Noite, apresentado por Gilmário Vemba, transmitido na RTP1, no dia 9 de novembro .

O Bispo de Setúbal fez-se acompanhar na gravação por 20 jovens da Diocese de Setúbal.

D. Américo Aguiar que foi recebido por um coro de gospel, agradeceu o convite e ofereceu um terço do Papa Francisco ao apresentador.

O cardeal fez um balanço “muito positivo” da Jornada Mundial da Juventude, agradecendo “aos portugueses, aos jovens, em especial aos sadinos, que foram espetaculares, ultrapassando todas as espetativas, porque quando arregaçamos as mangas e damos as mãos, somos capazes e a Jornada Mundial da Juventude provou isso”.

D. Américo Aguiar contou a história de uma idosa, com 106 anos, nascido a 13 de maio de 1917, que queria conhecer o Papa Francisco, conhecida através do neto de um cliente do seu barbeiro, e conseguiu.

O apresentador quis saber qual é a relação do cardeal com o Papa, e D. Américo Aguiar contou também a história de que nas audiências, é sempre servido um café, porque na primeira vez tinha referido que cheirava a café.

“Nestas primeiras semanas quero agradecer o carinho com que fui recebido em Setúbal. Nesta zona zona vivem cerca de 900 mil pessoas, que acordam às 4 da manhã para irem trabalhar para Lisboa, e chegam à casa à noite e têm ainda de tratar da família e ganham miseravelmente e temos que ajudar estas a pessoas a concretizar os seu sonhos e serem felizes, porque isto é verdadeiramente uma violência”.

D. Américo Aguiar, entrou no espírito divertido do programa, confessou que tem um grupo no WhatsApp, com os padres portugueses onde partilham diversas coisas, falou do vinho servido nas missas, e da lavagem das mãos durante as celebrações. Confessou que quando era miudo gostava de ser palhaço para “fazer as pessoas felizes”.

Pode ver o programa em https://www.rtp.pt/play/p12307/5-para-a-meia-noite