Associação Cultural Sebastião da Gama quer estatuto de utilidade pública

A Associação Cultural Sebastião da Gama (ACSG) vai solicitar o estatuto de utilidade pública. A revelação foi feita pelo presidente da direção da ACSG, Lourenço de Morais, na conferência de imprensa de apresentação do plano de atividades para 2022, que decorreu a 7 de fevereiro, na Casa Memória Joana Luísa e Sebastião na Gama, em Azeitão.

“A nossa associação tem 16 anos de existência e a sua missão, desenhada no seu objeto social, não deixa dúvidas acerca da utilidade pública dos fins que prosseguimos, utilidade essa que foi reforçada pelas responsabilidades que nos foram atribuídas por via protocolar, mediante os acordos celebrados com a Câmara Municipal de Setúbal e a Junta de Freguesia de Azeitão”, como por exemplo para a construção da Casa Memória, integrada na Rede Municipal de Museus, sublinha Lourenço de Morais, acompanhado de Alexandrina Pereira, vogal da direção, no dia em que se assinalou os 70 anos da morte do poeta da Arrábida.

Lourenço de Morais considera “uma prioridade” conseguir o estatuto de utilidade pública”, frisando que “não há grandes dúvidas de que associação preenche já um fim público que é a conservação do espólio e a obra literária de um poeta que marca a identidade desta região”.

O presidente da ACSG apresentou outros objetivos como “a modernização da imagem da associação”, com um novo logotipo “arrojado” criado pelo designer e livreiro Raúl Reis, proprietário e responsável pela renovação da histórica livraria Culsete, em Setúbal.

A associação aposta na modernização dos meios de comunicação com a “a criação de um site e presença nas redes sociais, nomeadamente, Facebook, Instagram e Youtube”. “Esta é a forma mais rápida de fazer circular informações acerca das atividades da associação e da Casa-Memória, assim como a forma de alcançar um público mais alargado”, refere o responsável.

“Promover as correções necessárias das deficiências verificadas na sede da associação e Casa-Memória, assim como iniciar o estudo para aproveitamento e requalificação do anexo do imóvel sito na rua José Augusto Coelho, que não foi ainda alvo de qualquer intervenção, que permitiria realizar exposições, feiras, conferências, entre outros eventos” é outro objetivo deste plano de atividades “ambicioso” mas “realista”.

Outra prioridade é a construção de um centro de estudos no espaço onde existe uma biblioteca, no primeiro andar da Casa Memória, com a missão de efetuar a inventariação do espólio existente, porque ainda “há muito material desconhecido sobre Sebastião da Gama para tratar”, o correto acondicionamento da documentação existente e a criação de regulamento de consulta.

Reforçar o fundo bibliográfico existente com obras de referência acerca de Sebastião de Gama, da sua obra, ou dos temas que sejam referência na Casa-Memória: a Arrábida e o Ensino; criação de loja online para venda de obras de Sebastião da Gama; agilização de pagamentos na Casa-Memória e outros locais; parcerias com entidades locais e nacionais para obter meios para prossecução da atividade, equipamentos que auxiliem as tarefas e benefícios que sejam úteis aos associados são outros objetivos internos da ACSG.

Quanto aos objetivos externos da associação, Lourenço de Morais, explica que pretende-se homenagear Joana Luísa da Gama com a atribuição do seu nome a uma rua do concelho de Setúbal. “Já existe a rua Sebastião da Gama, não encontro razão para que não haja outra com o nome de Joana Luísa, pelo que ela deixou a este concelho”, disse o responsável, defendendo ainda a realização de uma cerimónia pública para homenagear esta mulher “conhecida pelo seu amor e entrega a Sebastião da Gama, dando um exemplo total de abnegação e profunda humildade”.

O projeto “Regressar à Escola”. “A escola, enquanto espaço-público de ensino, permite à nossa associação apoiar e promover projetos educativos que possam ser introduzidos nos currículos escolares, dando a conhecer Sebastião da Gama e a sua obra”, e neste ano letivo, está já a decorrer o concurso de poesia para alunos da Escola Básica 2,3 de Azeitão que se pretende alargar às restantes do concelho”, disse.

O projeto “Ler Sebastião – Ciclo de Conferências” para colmatar “a ausência de obras críticas acerca de Sebastião da Gama”. A associação irá promover ciclos de conferências onde pessoas de reconhecido mérito são convidadas a analisar a vida e obra de Sebastião da Gama. Quando possível, procuraremos que os textos dessas conferências possam dar origem a publicações de textos críticos sobre Sebastião da Gama”, adiantou.

“Vamos Colocar Sebastião nas Bocas do Mundo” com o objetivo de promover o nome e a obra de Sebastião da Gama através da publicação de vídeos de personalidades reconhecidas a dizer poemas de Sebastião da Gama; “A Casa dos Amigos de Sebastião da Gama” promovendo mostras e homenagens aos que lhe eram próximos; “Levar Sebastião da Gama para fora de casa” para o espaço público, quer nas ruas, quer noutras instituições de referência; “Conversas para Sebastião da Gama” para dar a conhecer a vida e obra do nosso poeta através de encontros com amigos de Sebastião da Gama; “A Arrábida e a Educação”, tornando a Casa Memória uma instituição de referência na divulgação e reunião de conhecimento sobre a Serra da Arrábida; “regresso das jornadas” sobre as diversas temáticas que abarca: Sebastião da Gama, Joana Luísa da Gama, a Arrábida e a Educação; “Elaboração de Programação Cultural Semestral da Casa-Memória” são os restantes objetivos externos do plano de atividades da ACSG.