Animação de verão em Grândola com 25 espetáculos de entrada gratuita

Em julho e agosto o Jardim 1.º de Maio, o maior espaço verde da vila morena, e o pátio central do premiado edifício da Biblioteca e Arquivo do Município de Grândola são palco para 25 espetáculos de teatro, cinema, música e dança, com entrada gratuita.

Segundo a autarquia, “a vasta e diversificada programação da animação de verão, este ano com maior número de iniciativas que irão decorrer também em agosto, traduz a aposta do município na promoção da cultura para todos”.

As manhãs vão ser preenchidas com atividades dirigidas aos mais novos; os fins de tarde convidam a assistir ao pôr do sol na Casa Mostra de Produtos Endógenos e as noites estão reservadas para o público em geral.

Animação de Verão | Jardim 1.º de Maio

O concerto com Sean Riley & The Slowriders marca o arranque da Animação de Verão, no Jardim 1.º de Maio, no dia 1 de julho, às 22h00. Segue-se no dia 7 à mesma hora, o Espetáculo «Coreto» de Rogério Charraz, com letras de José Fialho Gouveia. O Encontro de Bandas e Orquestras Juvenis está agendado para dia 8, às 21h00 com a participação de três bandas. O tradicional Festival de Folclore do Rancho Folclórico 5 Estrelas de Abril regressa no dia 22 de julho, às 21h00, com a participação de cinco ranchos folclóricos. O concerto com Leo Middea está agendado para dia 29, às 22h00. A fechar a programação no Jardim, no dia 5 de agosto às 22h00, a iniciativa da AJA – Associação José Afonso, que apresenta o espetáculo «Cais da Saudade».


Animação de Verão | Biblioteca e Arquivo do Município de Grândola

A programação inclui um Ciclo de Cinema ao ar livre, com a exibição às 21h30 dos filmes «Estrada Fora» (dia 4), «Um Iaque na Sala de Aula» (dia 11), «Tito e os Pássaros» (dia 18) e «Made in Bangladesh» (dia 25). Em agosto é exibido «A Vida Invisivel» (dia1) e «Roubaix, Misericórdia» (dia 8).

Os Espetáculos de Teatro decorrem este ano na Biblioteca, e o primeiro no dia 6, às 21h30, são as «Fábulas Fabulosas» numa produção da Arte Pública de Beja. A companhia Ao Luar Teatro apresenta no dia 14, às 22h00, «O Urso e Outros Dois» e o Teatro de Montemuro traz até Grândola dia 28, às 22h00, «A Cidade e as Serras, Não é Eça».

No dia 20 de julho, às 21h30, há o «O Gato e o Corvo» um espetáculo de Pilar Puyana – artista de areia, baseado na obra de Edgar Allan Poe e no dia 3 de agosto, às 21h30, «Os Primeiros Contos do Mundo», um espetáculo de narração oral com Rodolfo Castro, “o pior contador de histórias do mundo”.

A música também está contemplada com três espetáculos a não perder: o concerto com SURMA, no dia 13, às 21h30, o Espetáculo/Concerto de Comemoração do Centenário da Disney (1923 – 2023) numa produção Vox Angelis que decorre dia 27 à mesma hora. Os espetáculos musicais terminam em agosto com sons de Jazz pelo Trio Los Quatro.

Destinado ao público infantil e juvenil está agendado também um conjunto de atividades em julho, sempre pelas 11h00. No dia 1 «Criamente – Ateliê de Luz» por Catarina Martins é a primeira iniciativa destinada a crianças com 3 a 6 anos. Inserido no projeto «É Uma Vez…», Márcia Gamito dinamiza no dia 8 o “Estendal de Histórias para a Infância». No dia 15 há «Leitura com Mimos» por Rita Moriés, uma sessão de animação da leitura para bebés dos 6 aos 36 meses. Rita Moriés regressa no dia 22 com a sessão de contos para a Infância «Corre, Corre, O Tapete que conta Histórias». A fechar a programação para os mais novos, a 29 de julho, os sábados na Biblioteca com o Centro Ciência Viva do Lousal. «O Livro Sem Bonecos» de B. J. Novak é o livro selecionado para esta sessão, dinamizada pela equipa do Centro Ciência Viva do Lousal.

Animação de Verão | Fins de tarde na Casa Mostra de Produtos Endógenos

A Casa Mostra de Produtos Endógenos, local privilegiado para assistir ao pôr do sol, integra a programação da animação de verão e convida a dois sunset. No dia 14 de julho há sons e sabores tropicais. No dia 10 de agosto há “Sunset de Verão”.