Entrevistas

André Cabica, presidente da Festa das Vindimas: “Apelo à população para maior participação neste evento que todos trazemos no coração”

André Cabica, presidente da direção da Associação das Festas de Palmela – Festa das Vindimas, elogia a equipa que preparou o certame que vai realizar-se de 31 de agosto a 5 de setembro na vila de Palmela, e celebra este ano o 60.º aniversário, ou seja, as “bodas de diamante”. A festa que mantém os eventos tradicionais como os cortejos alegóricos e dos camponeses que atraem milhares de visitantes, contra este ano como novidades a realização do 1.º Trail das Vindimas, os showcookings realizados no Sunset do Adegas Wine Lounge, a exposição “Festa das Vindimas, 60 anos de memórias”, o sunset “60 anos 60 Rainhas” no espaço do Adegas Wine Lounge e o concurso “Vindimas à Janela”, lançado online a toda a população da vila. André Cabica revela que não haverá fogo de artifício, tendo em conta as recomendações da Comissão de Segurança e lança um apelo para a participação da população na festa.


Florindo Cardoso

Setúbal Mais – Como foi preparar a 60.ª edição da Festa das Vindimas, uma data tão especial?
André Cabica
– Sendo uma edição de particular destaque por comemorar as “bodas de diamante” da Festa das Vindimas, a sua preparação foi mais exigente e começou assim que terminou a edição de 2022. Pensar, planificar e preparar este grande evento é uma tarefa árdua, que se realiza ao longo de todo o ano. Felizmente, a direção é composta por uma equipa fantástica, que voluntariamente disponibiliza o seu tempo pessoal, muitas vezes em detrimento da sua família, para fazer acontecer esta grande celebração de Palmela e das suas tradições.

Setúbal Mais – O que gostaria de destacar da programação prevista?
André Cabica
– Destaco, primeiramente, as atividades mais emblemáticas da nossa Festa, como a eleição da Rainha da Festa das Vindimas; a Pisa da Uva e Bênção do 1º Mosto, seguida da Missa de Ação de Graças e os Cortejos Alegórico e dos Camponeses. O cortejo alegórico, que sai para a rua na tarde do dia 3 de setembro e na noite do dia 5 deste mês, contará com a colaboração de muitas associações do nosso concelho, as quais responderam positivamente ao nosso apelo e, prontamente, se disponibilizaram para este trabalho, realizado em parceria com a equipa coordenada por Miguel Jesus. A 60.ª edição contará também, como habitualmente, com uma variada oferta desportiva, como a 7.ª Rampa das Vindimas; o 3.º Troféu de Karting; o Rally Paper Vindimas 2023 e a 18.ª Prova de Orientação, para além das atividades realizadas em parceria com a Palmela Desporto.

Setúbal Mais – Embora seja um evento tradicional, há alguma novidade que gostaria de destacar?
André Cabica
– Preparámos algumas novidades para a edição deste ano. Algumas delas são o 1.º Trail das Vindimas, que terá lugar no dia 2 de setembro; os showcookings realizados no Sunset do Adegas Wine Lounge, em parceria com os produtores da região e o encontro concelhio de folclore, que terá lugar no dia 3 de setembro, no Cineteatro São João. Teremos também algumas iniciativas que assinalam a comemoração dos 60 anos da Festa, tais como a exposição “Festa das Vindimas, 60 anos de memórias” no Cineteatro São João; o sunset “60 anos 60 Rainhas” no espaço do Adegas Wine Lounge e o concurso “Vindimas à Janela”, lançado online a toda a população da vila.

Setúbal Mais – Um dos momentos altos da festa é a eleição da Rainha das Vindimas. O que pode revelar sobre este espetáculo tão tradicional?
André Cabica
– A eleição da Rainha das Festa das Vindimas é uma iniciativa que começa muito tempo antes do espetáculo propriamente dito, que terá lugar no próximo dia 30 de agosto, no Cineteatro São João. A equipa que gere este momento tão emblemático da nossa Festa começa o seu trabalho com a preparação da imagem, com a organização das atividades que as candidatas irão realizar previamente ao dia do espetáculo e com as várias apresentações em que participam. No passado dia 18, organizámos o Sunset Vindimas 2023, evento em que as candidatas foram apresentadas oficialmente à população. Foi também neste dia que a Marcha das Vindimas 2023, com autoria de José Condinho e Bruno Contente e interpretação de Susana Martins, ecoou pela primeira vez no Largo de São João. As candidatas estiveram presentes no dia 19 na Palm(ela) Beach Party, organizada pela SFP Loureiros e estarão no próximo dia 26 na White Party, promovida pela SF Humanitária. O espetáculo deste ano contará com a apresentação de Eduardo Madeira e terá algumas surpresas cuidadosamente preparadas para tornar esta edição comemorativa dos 60 anos ainda mais especial.

Setúbal Mais – Haverá fogo de artifício se for autorizado pela Proteção Civil?
André Cabica
– O fogo de artifício não consta da programação para a 60.ª edição da Festa das Vindimas. Tendo em conta as recomendações da Comissão de Segurança, que cuidadosamente organiza e planifica o evento para garantir a segurança da população, esta equipa tem feito um esforço para encontrar alternativas culturais que preservem o meio em que estamos inseridos, habitat natural de tantos animais e plantas, o Parque Natural da Serra da Arrábida.

Setúbal Mais – Qual a mensagem que quer deixar às gentes de Palmela?
André Cabica
– Deixo um convite e um apelo em nome de toda a equipa para uma maior participação neste evento que todos trazemos no coração. A Festa das Vindimas de Palmela é a mais antiga do país e uma das poucas festas da região que é organizada por uma associação sem fins lucrativos, ou seja, por uma equipa que trabalha voluntariamente e se entrega de corpo e alma à organização da nossa Festa, em conjunto com uma série de parceiros. Sem o esforço e envolvimento da população, a sua realização não é possível, por isso apelo a que “arregacem as mangas” e abracem o projeto de organizar esta comemoração que nos é tão querida, já que este será o último ano de mandato da atual equipa. E, claro, venham comemorar connosco, porque afinal as Vindimas somos todos nós!

admin

Recent Posts

Antigo submarino Barracuda foi inaugurado como navio-museu em Cacilhas

O antigo submarino Barracuda foi oficialmente inaugurado, a 9 de maio como navio-museu em Cacilhas,…

24 minutos ago

Faleceu Osvaldo Godinho, antigo autarca da Junta de Freguesia de Santo André

Morreu Osvaldo Godinho, aos 88 anos que foi membro do executivo da Junta de Freguesia…

16 horas ago

Porto de Setúbal recebe primeiro navio de cruzeiros de 2024

O porto de Setúbal recebeu hoje, 11 de maio a escala do navio “Le Dumont…

1 dia ago

Município de Alcochete conquista Prémio Autarquia do Ano na categoria de Economia Empreendedorismo e Startups com a incubadora de negócios AlcocheteUP

O município de Alcochete foi distinguido com o Prémio Autarquia do Ano pelo Lisbon Awards…

2 dias ago

Casa Ermelinda Freitas premiada no Japan Wine Challenge 2023

A Câmara Municipal de Palmela aprovou por unanimidade, na reunião pública do Executivo de 8…

2 dias ago

Adega de Palmela recebe “Prémio Cinco Estrelas” na categoria Enoturismo

A Câmara Municipal de Palmela aprovou, por unanimidade, na reunião pública de 8 de maio,…

2 dias ago