Setúbal

Alunos da EB do Peixe Frito em Setúbal são jardineiros por um dia

Crianças da EB n.º 5 do Peixe Frito, em Setúbal, plantaram, a 30 de janeiro, cerca de três dezenas de árvores na escola, numa iniciativa que marca o arranque da edição de 2024 da campanha Seja Jardineiro Por Um Dia.

“Estamos aqui para fazer mais uma ação de sensibilização junto das crianças para a importância da plantação de árvores”, salientou o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins.

A iniciativa, que decorreu na área exterior da escola, onde foram plantados londons, bordos, medronheiros, ligustros e lagerstroemias, tem ainda, de acordo com o autarca, o significado de envolver os mais novos na participação ativa da preservação do ambiente.

“No fundo, é aprender a crescer. Plantam-se as árvores hoje e estas crianças vão crescer aqui nesta escola e vão acompanhar também o crescimento das árvores”, acentuou.

Professores, auxiliares e pais juntaram-se à plantação das árvores, cedidas pela Câmara Municipal de Setúbal, no âmbito da campanha Seja Jardineiro Por Um Dia, que pretende apoiar e reconhecer o importante papel de toda a comunidade na criação de uma cidade mais verde e resiliente às mudanças climáticas.

Ao todo foram mais de 320 pessoas a participar numa ação que a vice-presidente e vereadora do Ambiente na Câmara Municipal, Carla Guerreiro, classifica de “muito importante” para o concelho, destacando que as plantações nas escolas vão ocorrendo até ao Dia Mundial da Árvore, 21 de março, mas que esta no EB do Peixe Frito é a maior de todas.

O presidente André Martins reforçou a relevância da existência de árvores em meio urbano quando se vive uma crise climática na atualidade.

“Uma forma de combater as alterações climáticas é com a plantação de mais árvores. É isso que estamos a fazer no concelho de Setúbal através da câmara municipal e das juntas de freguesia”, vincou.

Já o presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião, Luís Matos, saudou a realização da campanha, principalmente pelo facto de envolver toda a comunidade escolar.

“Envolver os alunos, os professores, os funcionários, os pais é de extrema importância. Com este projeto, as crianças das nossas escolas têm a oportunidade de chegar a casa e dizer: hoje plantei uma árvore, hoje fiz o meu papel, cumpri um dever”, destacou o autarca.

admin

Recent Posts

Morreu Pedro Freire, jovem músico de Azeitão

Pedro Freire, trompetista da Orquestra Gulbenkian,, jovem músico de Azeitão, faleceu, deixando os amigos e…

15 horas ago

LASA publica álbum com as 17 mais antigas fotografias de Setúbal

Um álbum com 17 fotografias captadas em Setúbal em 1867 vai ser apresentado pela LASA…

21 horas ago

Centenas de alunos participam em desfile de percussão do Festival Internacional de Música de Setúbal

Centenas de alunos dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico do concelho participaram, a…

2 dias ago

Associação Direito ao Descanso em Setúbal exige medidas contra ruído no centro histórico da cidade

A Associação Direito ao Descanso em Setúbal critica "a lentidão da criação de um novo…

2 dias ago

Antigo submarino Barracuda foi inaugurado como navio-museu em Cacilhas

O antigo submarino Barracuda foi oficialmente inaugurado, a 9 de maio como navio-museu em Cacilhas,…

3 dias ago

Faleceu Osvaldo Godinho, antigo autarca da Junta de Freguesia de Santo André

Morreu Osvaldo Godinho, aos 88 anos que foi membro do executivo da Junta de Freguesia…

3 dias ago