A Campanha Dê Troco a Quem Precisa chega a Setúbal

A 10.ª edição da campanha solidária “Dê Troco a Quem Precisa” irá decorrer de 11 a 20 de dezembro nas mais de 600 farmácias aderentes em todo o país. Durante este período, qualquer cidadão pode doar o troco das suas compras, na Farmácia, ao Programa abem: Rede Solidária do Medicamento da Associação Dignitude, para ajudar famílias em situação de pobreza a aceder aos medicamentos de que precisam.

Um estudo recente da Universidade Nova de Lisboa dá conta de que a proporção de famílias desfavorecidas que reporta não ter adquirido todos os seus medicamentos, ultrapassa os 50%.

Para apoiar esta causa basta ir a uma farmácia aderente à Campanha ou poderá fazer o donativo por MB WAY (932 440 068) ou transferência bancária (PT50 0036 0000 9910 5914 8992 7).

«Desde 2021 que o Município do Montijo integra a Rede Solidária do Medicamento, iniciativa solidária do Programa abem: da Associação Dignitude. Através de protocolo, são apoiados agregados familiares em situação de carência económica, possibilitando-lhes o acesso gratuito a medicação prescrita, em farmácias aderentes. Este Programa, que se inscreve dentro das políticas sociais do Município, disponibiliza fundos e recursos em parceria com esta Associação, para garantir medicação a todos os que precisam. A iniciativa “Dê troco a Quem Precisa” pretende mobilizar a sociedade civil e torná-la parceira da Rede Solidária do Medicamento, permitindo que cada um, a título individual, faça uma doação possibilitando o reforço e o alargamento da rede a cada vez mais beneficiários.», explica a Dra. Maria Clara Silva, Vereadora da Câmara Municipal de Montijo.

«É com muito entusiasmo que as farmácias aderentes do distrito de Setúbal se unem à Campanha “Dê Troco a Quem Precisa”. Todos juntos, podemos garantir o acesso ao medicamento, mudar vidas e fazer a diferença!», explica o Dr. Paulo Cravidão, farmacêutico da Farmácia Cravidão.

Só no distrito de Setúbal, existe uma rede de 93 farmácias abem: à qual mais de 2.000 beneficiários já puderam aceder, sem custos, aos medicamentos prescritos pelos seus médicos. Desde o início do Programa abem: em 2016, já foram dispensadas 116.824 embalagens de medicamentos apenas neste distrito no âmbito desta iniciativa.

Atualmente, a Rede abem: conta com 15 entidades referenciadoras no distrito de Setúbal:

Apoio Fraterno
Centro Paroquial de Bem Estar Social de Arrentela
Centro Social e Paroquial de Santo André
Centro Social e Paroquial de São Lourenço e Alhos Vedros
Centro Social Paroquial de Corroios
Centro Social Paroquial São Sebastião
Fundação Caixa Agrícola Costa Azul | Cáritas Diocesana de Setúbal
Fundação Caixa Agrícola Costa Azul | Santa Casa Misericórdia de Grândola
Fundação Caixa Agrícola Costa Azul | Santa Casa Misericórdia de Santiago do Cacém
Fundação Caixa Agrícola Costa Azul | Santa Casa Misericórdia de Sesimbra
Fundação Caixa Agrícola Costa Azul | Santa Casa Misericórdia de Sines
Município de Almada
Município de Montijo
Município de Sesimbra
União das Freguesias de Baixa da Banheira e Vale da Amoreira

O Programa abem: já apoiou mais de 35.000 pessoas em Portugal.

Os beneficiários do Programa abem: são cidadãos que se encontram em situação de comprovada carência socioeconómica, referenciados por entidades parceiras locais, como Autarquias, IPSS, Cáritas e Misericórdias que integram uma rede colaborativa presente em todo o país. O beneficiário tem acesso ao Cartão abem:, bastando apresentá-lo numa Farmácia para poder adquirir os medicamentos comparticipados que lhe forem prescritos, sem custos.

A Associação Dignitude emite recibos de donativo no âmbito do Estatuto de Benefícios Fiscais. Para tal, os doadores devem enviar comprovativo de transferência, nome e NIF para geral@dignitude.org.

Saiba onde pode doar o seu troco:

Farmácia Abreu CardosoSeixal
Farmácia Além TejoSeixal
Farmácia AliançaMoita
Farmácia AliceSetúbal
Farmácia AlmadaAlmada
Farmácia AranguezSetúbal
Farmácia AroeiraAlmada
Farmácia AtlânticoAlmada
Farmácia BocagianaSetúbal
Farmácia CentralAlmada
Farmácia Central da AmoraSeixal
Farmácia Cova da PiedadeAlmada
Farmácia CravidãoMontijo
Farmácia Cunha PinheiroSetúbal
Farmácia D’ AvóMoita
Farmácia das PontesSetúbal
Farmácia do ValeSeixal
Farmácia Farinha PascoalSetúbal
Farmácia FidalguinhosBarreiro
Farmácia GalenoAlmada
Farmácia HigieneSetúbal
Farmácia IdealAlmada
Farmácia Jordão PedrosaMoita
Farmácia Largo do CoretoAlmada
Farmácia LouroSetúbal
Farmácia MagalhãesAlmada
Farmácia Mascarenhas NetoBarreiro
Farmácia ModernaMontijo
Farmácia Nobre GuerreiroSeixal
Farmácia NormalBarreiro
Farmácia NovaSetúbal
Farmácia Nova AmorenseSeixal
Farmácia Nova da SobredaAlmada
Farmácia NunesMoita
Farmácia Nunes.PalmelaPalmela
Farmácia Nuno AlvaresAlmada
Farmácia Pinhal de FradesSeixal
Farmácia RoldãoBarreiro
Farmácia S. LourençoSetúbal
Farmácia SáliaSetúbal
Farmácia SantiagoSetúbal
Farmácia Santo AntónioBarreiro
Farmácia Silva InácioBarreiro
Farmácia Sofárida AzeitãoSetúbal
Farmácia Sousa MarquesSeixal
Farmácia TágideMoita
Farmácia Tavares de MatosPalmela
Farmácia Vale FetalAlmada
Farmácia Valido RibeiroSetúbal

Sobre a Associação Dignitude:

A Associação Dignitude nasceu no dia 4 de novembro de 2015, em Coimbra, onde está sedeada. É uma instituição particular de solidariedade social que tem por missão o desenvolvimento de programas solidários de grande impacto social, que promovam a qualidade de vida e o bem-estar dos portugueses.

São Associados Promotores a Cáritas Portuguesa, a Plataforma Saúde em Diálogo, a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica e a Associação Nacional das Farmácias. Através de protocolos institucionais, juntaram-se ao projeto a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, a União das Misericórdias Portuguesas, a Associação de Farmácias de Portugal e a Associação Nacional de Municípios Portugueses.

Foram Associados Fundadores da Dignitude: António Arnaut; António Ramalho Eanes; Francisco Carvalho Guerra; João Gonçalves da Silveira; João Cordeiro; Maria de Belém Roseira; Odette Santos Ferreira e Ana Paula Martins.

Sobre o Programa abem: Rede Solidária do Medicamento

O Programa abem: Rede Solidária do Medicamento é um projeto inovador da Associação Dignitude. Tem como objetivo permitir o acesso, de forma digna, aos medicamentos prescritos a quem não tem capacidade financeira para os adquirir, cobrindo, no receituário, o valor não comparticipado pelo Estado.

O abem: está presente em todo o país, incluindo regiões autónomas. Assenta numa rede de parcerias que assegura o circuito solidário do medicamento. Qualquer família em situação de carência pode ser referenciada ao Programa pelas entidades locais, que vão desde Juntas de Freguesia e Câmaras Municipais, a IPSS e outras instituições da área social. Depois de referenciada, cada elemento da família tem acesso ao Cartão abem: bastando apresentá-lo numa farmácia abem: para poder adquirir os medicamentos comparticipados que lhe forem prescritos. A despesa realizada é coberta pelo Fundo Solidário, 100% dedicado à comparticipação de medicamentos aos beneficiários abem:.