A Casa da Poesia de Setúbal em parceria com a Casa Ermelinda Freitas promoveu a 7.ª edição dos “Vinhos Solidários”, que decorreu a 24 de novembro, no auditório Bocage, e que já conseguir receitas de 10 mil euros que vão ajudar na compra de uma viatura ligeira de combate a incêndios devidamente equipada para fazer face a outras situações de socorro no valor de 220 mil euros.
O evento contou com a presença dos presidentes da Casa da Poesia, Alexandrina Pereira, do município de Setúbal, André Martins, das juntas de freguesia de S. Sebastião, Luís Matos, Azeitão, Sónia Paulo e da Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra, Luís Custódio e ainda da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Setúbal, Sérgio Varela, e Joanas Freitas, da Casa Ermelinda Freitas e dezenas de convidados.
Alexandrina Pereira explicou que “quando em 2014, quatro pessoas que tinham em comum o amor pela poesia, se juntaram para formar a Associação Casa da Poesia de Setúbal, traziam consigo a vontade criar uma casa, onde habitassem os sonhos de tantos amantes da palavra poética”, acrescentando que “ao oficializar a constituição desta associação concordámos em alargar os objetivos da mesma à vertente solidária”. “A associação tem como fim promover e divulgar a poesia e os poetas através de eventos culturais e solidários e como muito orgulho, temos cumprido com rigor”, disse a poetisa.
“A poesia sempre foi um fator de transformação social” e “unimos a poesia à cultura e solidariedade”, numa “verdadeira demonstração de amor ao próximo”, salienta a presidente da Casa da Poesia, elogiando a parceria com a Casa Ermelinda Freitas, que foi “com uma grande simplicidade, só ao alcance dos grandes seres humanos como Leonor Freitas, que tem um coração do tamanho do mundo, aderiu desde o primeiro momento à nossa iniciativa”.
Alexandrina Pereira frisou que os “Vinhos Solidários” começaram em 2015, com a venda das garrafas de vinho com rótulos de poetas setubalenses, apoiando a valência de crianças e jovens em situação de risco da Cáritas Diocesana de Setúbal, seguindo a Clínica Social Dentária da Paróquia de S. Sebastião (padre Constantino), a delegação de Setúbal da Liga Portuguesa Contra o Cancro, a Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo de Setúbal, Casa do Gaiato de Setúbal e à delegação de Setúbal do Centro de Apoio aos Sem Abrigo.
“Este ano elegemos a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Setúbal, uma instituição que merece todo o apoio possível, pois é com eles que contamos sempre que precisamos de ajuda e estamos satisfeitos porque as vendas das garrafas de vinho da Casa Ermelinda Freitas vai atingir um valor de receita nunca alcançado e isso deve-se à generosidade da família Ermelinda Freitas pela causa dos bombeiros, levando a oferecer um significativo número de garrafas (mil) e ao dinamismo do presidente dos bombeiros voluntários e ao elevadíssimo grau de esforço e dedicação da sua equipa”, sublinhou.
Sérgio Varela manifestou “gratidão pela confiança depositada em nós, diariamente, pela comunidade na execução da nossa missão de servir o próximo e de todos que têm responsabilidade pelo socorro no município de Setúbal”, destacando o objetivo de comprar viatura ligeira de combate a incêndios que só será possível com “o apoio de todos”, devido ao valor elevado para “uma associação sem fins lucrativos”. “Os Vinhos Solidários apresentam-se como pontapé de saída para este importante projeto”, disse o responsável.
Joana Freitas agradeceu “as palavras lindíssimas dirigidas à Casa Ermelinda Freitas e à minha família”, classificando o trabalho da presidente da Casa de Poesia de “excelente” na “dedicação às várias associações de Setúbal”, para o qual “adoramos contribuir”. “Este ano, quando nos disseram que o apoio era para os Bombeiros Voluntários de Setúbal, decidimos ajudar ao máximo porque é uma instituição que está sempre disponível em retribuir tudo” ao próximo.
André Martins elogiou a presidente da Casa da Poesia pelo facto de “todos projetos terem como base a solidariedade e de fazer o bem” e Casa Ermelinda Freitas que para “além do potencial de desenvolvimento económico da nossa região, através da produção dos vinhos, promovem também o bem estar no sentido da solidariedade.
O autarca saudou ainda o trabalho dos Bombeiros Voluntários de Setúbal. “Estamos muito orgulhos na direção desta associação que tem estes projetos e sonhos”, disse.

