Festival de fanfarras nas ruas de Setúbal

Dixit, de Setúbal, Agarrat’Óbrass, de Palmela, e The Nymphonik Orchestra, de Paris, são as três bandas presentes no AFINFA 2022, primeiro Festival Internacional de Fanfarras de Setúbal, que anima as ruas da cidade sadina em 23 e 24 de julho.

Organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, com produção da Planície Sonora – Associação Artística e o apoio da União das Freguesias de Setúbal e da Sociedade Musical Capricho Setubalense, o AFINFA 2022 inclui três circuitos pelas ruas da cidade e um concerto de encerramento com as três bandas, às 21h00 de 24 de julho, na Praça de Bocage.



No dia 23 de julho, a Dixit inicia o primeiro circuito às 10h30 na Baixa, segue às 11h30 para o Mercado do Livramento e às 12h30 para a Avenida José Mourinho, para continuar a dar música às 18h00 no Bairro do Troino, às 19h00 na Fonte Nova e às 22h00 no Largo da Ribeira Velha.

Às 16h00 a banda participa numa sessão pedagógica e workshop para crianças na Casa da Cultura.

Os dois outros circuitos têm lugar no dia seguinte. Os Agarrat’Óbrass começam às 10h30 no Mercado do Livramento, seguem às 11h30 para a Praça de Bocage e a Baixa da cidade, às 12h30 para a Avenida José Mourinho, às 16h00 para o Parque do Bonfim, às 18h00 para a Fonte Nova e às 19h00 para as avenidas Luísa Todi e José Mourinho.

O circuito da The Nymphonik Orchestra começa às 12h30, também no dia 24, na zona da Avenida Luísa Todi e da Fonte Nova e prossegue às 16h00 no Parque Urbano de Albarquel, às 18h00 na Avenida José Mourinho e às 19h00 na Fonte Nova.

As bandas tocam em andamento nas ruas, mas fazem paragens de alguns minutos em zonas de áreas amplas, como a Praça de Bocage, o Parque do Bonfim, ou os largos da Fonte Nova e da Ribeira Velha.

Formação típica de traditional jazz ao estilo de New Orleans, com um elenco fixo formado por clarinete, saxofone, trompete, trombone, tuba e percussão, a Dixit combina instrumentos de sopro na interpretação de temas de jazz e de música tradicional do mundo, desde a portuguesa à dos Balcãs e da América Latina.

A banda setubalense é formada por José Miguel Zambujo (clarinete/saxofone), Ivo Rodrigues (trompete), Sérgio Gabriel (trombone), Tomás Salgueiro (tuba) e Rodrigo Carvalho (percussão).

Fundados em 2016, então como FunParra, com o objetivo de animar as festas em Palmela, os Agarrat’ÓBrass são um projeto de animação itinerante que tem realizado animação de rua e concertos em todo o país, além de participar em diversos eventos privados, caracterizando-se pela apresentação de um reportório com músicas conhecidas que facilmente contagia todos à sua volta.

Formada por um grupo de amigos que faz questão de espalhar a boa disposição e a festa por onde passa, a banda parisiense The Nymphonik Orchestra tem atuado por todo mundo, com um reportório alegre e que apela à dança assente numa diversidade de sons internacionais.