“48 Horas Alentejo” 2019 com maior participação de sempre

Evento de três dias terminou em Tróia

A 24.ª edição do “48 Horas Alentejo”, o mítico evento de automóveis clássicos, que realizou-se de 1 a 3 de Novembro, organizado pelo Portugal Classic em conjunto com o Clube Português de Automóveis Antigos, num percurso pelos concelhos de Beja, Serpa, Moura, Vidigueira, Ferreira do Alentejo e Grândola, foi um sucesso, com a maior participação de sempre.

O director da prova e presidente da comissão organizadora, Luís Brito, faz um balanço positivo das “48 Horas Alentejo”, que terminou em Tróia. “O balanço é extremamente positivo, foram três dias com a participação de 117 automóveis, a maior de sempre, e 260 participantes, passando por vários concelhos”, disse o responsável.

Luís Brito sublinhou a presença de vários participantes estrangeiros, provenientes de países como Espanha, Bélgica, Inglaterra e Suíça. “Deixámos uma imagem muito positiva daquilo que o turismo do Alentejo oferece, desde as unidades hoteleiras à gastronomia e património, mostrámos um pouco daquilo que a região tem e será um aliciante para regressarem”, afirma o responsável.

Respeitante à manutenção desta prova, que já vai na 24.ª edição, Luís Brito, considera que só “é possível com um orçamento de dezenas de milhares de euros, bem gerido”, agradecendo o apoio de várias entidades comos os municípios alentejanos e patrocinadores.

O director da prova salienta também o impacto económico deste evento no Alentejo. “Só utilizamos os hotéis, empresas e serviços da região e ao fazermos o evento numa época baixa de turismo, é uma vantagem para todos”.

Já o presidente da Câmara Municipal de Grândola, António Figueira Mendes, salienta a importância deste evento porque “insere-se numa estratégia de desenvolvimento que temos para o concelho, nomeadamente nesta área turística”, adiantando que “o meio dos carros antigos envolve pessoas com maior capacidade financeira, o que é importante para a economia local, beneficiando o comércio e o alojamento”.

O autarca destacou ainda “a importância para a promoção turística do nosso concelho e do litoral alentejano”, manifestando-se satisfeito pela iniciativa passar pela vila de Grândola e terminar em Tróia.

António Figueira Mendes disse ainda que “neste momento estamos num momento alto do nosso desenvolvimento turístico, com o início de um conjunto de projectos que se arrastavam há muitos anos como a Costa Terra, os Pinheirinhos, o Club Med, em Tróia, investimentos na ordem dos 500 milhões de euros, elevando a qualidade da oferta no concelho”.

O “48 Horas Alentejo” é considerado um dos melhores eventos de automóveis clássicos realizados em Portugal pelas suas características únicas que juntam dois percursos turístico e desportivo de elevada qualidade e conta com o apoio de várias entidades públicas e privadas, onde se destaca os municípios de Beja, Grândola e Moura e Turismo do Alentejo.

Troféus atribuídos em Troia

A “48 Horas do Alentejo” é uma competição destinada a automóveis antigos/clássicos, de regularidade histórica, inserido no calendário da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, com 3 etapas:

  • 1.ª Beja, Serpa, Moura;
  • 2.ª Moura, Vidigueira, Beja;
  • 3.ª Beja, Ferreira do Alentejo, Grândola, Tróia.

Em cada etapa foram disputadas provas de regularidade e controles horários, nunca se solicitando o cumprimento de médias horárias superiores a 50 km/

Foram admitidos à prova automóveis ligeiros de passageiros, devidamente segurados e inspeccionados, com data de fabrico até 31 de Dezembro de 1989.

O total de inscritos para o percurso desportivo foi de 46 veículos, sendo o mais antigo de 1936 da marca Citroen modelo 7 C.

Para além destes foram inscritos 72 veículos para o percurso turístico, com data de fabrico de 1936 a 1992.

Os vencedores foram os seguintes, por tipo de percurso e com indicação dos respectivos condutores e navegadores:

Categoria D: (ano de fabrico de 01-Jan-1931 a 31-Dez-1945), Desportivo – Citroen 11 BL #2 (António Viegas, Bernardete Viegas), Turístico – Citroen 7 C #101(Jose Parrinha Maria Emília Parrinha);

Copyright: “© Bernardo Lúcio”

Categoria E: (ano de fabrico de 01-Jan-1946 a 31-Dez-1960), Desportivo – Volvo 122 S #6 (João Castro Pires, Teresa Romaozinho Diogo), Turístico – Austin Healey 100-BN1 #103 (Joaquim Cantista Roberto Martin Cantista Roberto);

Categoria F: (ano de fabrico de 01-Jan-1961 a 31-Dez-1970), Desportivo – Porsche 911 T #20 (Eduardo Ávila, António Caldeira), Turístico – MG B #116 (Nuno Serrano Cristina Mariz);

Categoria G (ano de fabrico de 01-Jan-1971 a 31-Dez-1980), Desportivo – Porsche 911 SC #33 (Hugo Norton, Ivo Tavares), Turístico – Volvo 164 E #153 (Hugo Felix Elsa Félix);

Copyright: “© Bernardo Lúcio”.

Categoria H (ano de fabrico de 01-Jan-1981 a 31-Dez-1989), Desportivo – Ford Escort RS Turbo #41 (Pedro Carregosa, Ekta Sureschandre), Turístico – Alfa Romeo Sprint Veloce 1.3 #164 (Alexandre Berardo Maria Garroa).

O troféu de melhor conjunto feminino foi para Graça Giesta e Mariana Quintas.