Ministra do Mar adverte: “Figura da marina conflitua com porto de Setúbal”

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, afirma que a imagem divulgada pelo investidor chinês Macau Legend para a marina de Setúbal é incompatível com a actividade marítima do porto de Setúbal.

“A figura, e não um projecto em si porque ainda não há, que foi apresentada publicamente pelo investidor chinês sobre a construção de uma marina em Setúbal conflitua com o canal de navegação do porto de Setúbal”, esclareceu a governante aos deputados, na passada semana, durante uma audição sobre a discussão na especialidade do Orçamento de Estado para 2017.

“Não foi a Câmara Municipal de Setúbal que me apresentou um projecto, foi a figura que entregaram ao porto de Setúbal e que me foi mostrada, onde a marina era alargada e entrava conflituando com o canal de acesso ao porto de Setúbal, isto é, punha em causa a navegação do porto”, disse a governante.

“O que disse, foi que independentemente do mérito dos projectos e da náutica de recreio que é uma matéria que queremos desenvolver em parceria com as câmaras e privados, nunca poderia aceitar, enquanto tutela e representante do accionista Estado do porto de Setúbal, que fosse aprovado um projecto que inviabilizasse o porto comercial”, assegurou Ana Paula Vitorino, adiantando que “existem muitas soluções para a náutica e para as marinas, podendo serem mais pequenas e mais afastadas, o canal é que não pode mudar de sítio, alias vamos aprofundá-lo”.

“Não existe problema nenhum entre o Ministério do Mar e a Câmara Municipal de Setúbal, seja através de mim, de outra entidade e muito menos do porto de Setúbal” disse a governante, revelando que “quer eu quer a presidente da câmara ficámos um pouco espantadas por causa de notícias feitas a partir de um debate em que participei como militante do Partido Socialista, onde dei a minha opinião sobre alguns projectos”.

Sobre a fusão das administrações dos portos de Setúbal e Lisboa e as críticas feitas pelo PSD, Ana Paula Vitorino afirma que “Já me foi referido pela câmara municipal, a comunidade portuária, em reuniões no meu gabinete e publicamente, que este conselho de administração está presente e aliás devo dizer que o administrador com o pelouro financeiro, está mais dias por semana no porto de Setúbal do que no de Lisboa, recebe toda a gente na mesma semana que solicitam o pedido e analisa todos os projectos”, disse a ministra, advertindo que “politicamente não vale a pena colocar as pessoas em causa, quando não existe informação sustentada nesse sentido”.

 

Fusão dos portos de Lisboa e Setúbal

 PSD considera “péssima opção”

O deputado do PSD do distrito de Setúbal, Bruno Vitorino, considera que foi uma péssima opção “a fusão e a subalternização do porto de Setúbal a Lisboa”, acusando que o conselho de administração “não recebe nada nem ninguém e nem a potenciais clientes liga, tendo acabado com o diálogo com a Câmara de Setúbal”.

Na sua intervenção na audição da ministra na Assembleia da República, em discussão da especialidade do Orçamento de Estado para 2017, o social-democrata sublinhou ainda que a forma como a ministra e o governo têm tratado a questão da marina de Setúbal “é vergonhosa”, acrescentando ainda que “o PS usa o porto como arma política partidária ao seu serviço”.

Bruno Vitorino acusa ainda a ministra do Mar de estar a desenvolver uma “estratégia subtil para destruir o projecto do terminal de contentores do Barreiro”.

“Ainda não se percebeu qual a posição do PS e do governo ao longo dos tempos. Porque ela foi dúbia. Já foram contra e já foram a favor. Depois faltavam os estudos. Agora que já há estudos, a ministra anuncia muitos outros investimentos que vão esvaziar o projecto do Barreiro, como a aposta de Alcântara ou Setúbal como complemento a Lisboa. Depois de perder imenso tempo, de adiar as decisões e de retirar valor ao Barreiro é que afirma que vai consultar o mercado, numa altura em que já afastou potenciais interessados. Isto é uma forma subtil de destruir o projeto para o Barreiro”, sublinha.

Bruno Vitorino lembra que o PSD sempre defendeu que o terminal de contentores “é fundamental para o Barreiro e para a região, criando muitos postos de trabalho directos e atraindo muito mais investimento”.