Rotary Club de Palmela distingue jornalista Francisco Rito como profissional do ano

O Rotary Club de Palmela homenageou o jornalista Francisco Alves Rito como profissional do ano, num jantar que decorreu a 8 de Fevereiro, no restaurante Dona Isilda, sendo distinguido na área da “Educação e Alfabetização”, sendo o seu nome aprovado por unanimidade.

O evento contou com a presença de cerca de meia centena de convidados, entre os quais o presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Amaro, e representantes dos clubes rotários de Almada, Lisboa (Belém e Benfica), Moita, Sesimbra, Setúbal, Palmela e do Clube Internacional dos Pilotos Rotários.

Combate à fome e pobreza no concelho o enfoque no presente ano rotário

Pedro Cunha, presidente do Rotary Club de Palmela, lembrou que “quando aceitei este cargo, transmiti a todos os companheiros que a ajuda aos mais carenciados e o combate à fome e à pobreza no nosso concelho, seriam as áreas de enfoco no presente ano rotário do nosso clube”, adiantando que com este intuito, “já realizámos vários acções, como o evento de solidariedade a favor da Casa do Gaiato de Setúbal, os dois projectos de apoio a instituições que nos são próximas como o Banco Alimentar Contra a Fome da Península de Setúbal e o Centro Social de Palmela, que se encontram em fase de execução”.

“Ainda no âmbito do combate à fome e pobreza, destaco a acção que realizámos por ocasião do Natal, em que juntámos mais de uma tonelada de alimentos, dividimos em trinta cabazes de Natal e foram entregues a famílias carenciadas do nosso concelho”, disse ainda o presidente dos rotários de Palmela.

Pedro Cunha afirmou que “temos vários projectos realizados e em curso, sempre com o dominador comum, de ajudar os que mais precisam”.

O presidente do Rotary Club de Palmela recordou que “o rotary é uma associação de lideres de negócios e profissionais, unidos no mundo inteiro, para prestar serviços na sua comunidade e que promovem a paz e a boa vontade, incentivando altos padrões de ética e implementam projectos humanitários como o combate ao analfabetismo, pobreza e fome bem como a melhoria das condições e saúde e de protecção ao meio ambiente”.

Distinção a Francisco Alves Rito

Pedro Cunha explicou a homenagem a Francisco Alves Rito. “Foi no concelho de Palmela que iniciou a sua empresa, tendo comemorado vinte anos de existência o ano passado”, lembra o responsável, elogiando a sua capacidade profissional “extraordinária”. “É um jornalista isento e um empresário honesto e de referência, e tem feito muito pela região”, destacou.

“É muito trabalhador, dedicado, honesto, empreendedor, muito bom a estabelecer pontes e consensos, dedicado à família, em particular aos seus filhos”, concluiu.

Já o homenageado, agradeceu a distinção. “É uma honra que atribuo ao sector onde estou inserido, ao jornalismo e à comunicação social, que tem uma função muito nobre e de interesse público”, disse, considerando que “a perseverança é a minha grande qualidade”.

Francisco Alves Rito nasceu a 1 de Fevereiro de 1973, sendo natural de Estremoz (distrito de Évora” e residente em Setúbal. Formado em Direito, é o actual director do jornal “O Setubalense – Diário da Região”.