Setúbal

YMCA Setúbal entrega casa temporária a refugiados ucranianos

A YMCA Setúbal entregou as chaves de uma casa temporária a uma família de refugiados ucranianos, numa ação que conta com o contributo da Câmara Municipal de Setúbal, em cerimónia realizada a 6 de junho, na Casa da Baía, no âmbito das comemorações do 179.º aniversário da instituição.

O vereador dos Direitos Sociais do município sadino, Pedro Pina, enalteceu o trabalho desenvolvido pela YMCA Setúbal nas várias respostas que proporciona às crianças e aos jovens do concelho.

“A YMCA deu oportunidade a muitas crianças de serem crianças. O movimento tem esta particularidade de proteger a dignidade humana, independentemente da idade das pessoas”, disse o autarca.

Pedro Pina defendeu, assim, a necessidade de valorizar instituições que, como a YMCA, “acreditam que o desenvolvimento natural das pessoas e dos seres humanos começa desde tenra idade e que há momentos para cada um ter a sua condição para crescer”.

Para o autarca não restam dúvidas de que a YMCA Setúbal é uma das instituições das quais a Câmara Municipal não pode abdicar.

“Esta autarquia é muito mais forte com uma YMCA como a que temos em Setúbal, porque nos dá a convicção de que está a fazer bem e está a ajudar a transformar de uma forma criativa.”

No dia em que assinalou 179 anos da fundação do movimento em Setúbal, a YMCA entregou as chaves de uma casa temporária no Bairro da Bela Vista, no âmbito do projeto Casas YMCA, para alojamento de uma família de refugiados da Ucrânia.

“Este projeto tem sido um enorme desafio. Mas sermos arrojados é também a nossa marca”, sublinhou o secretário-geral da YMCA Setúbal, Luís Sebastião.

O Casas YMCA nasceu em março de 2022 da vontade de apoiar os refugiados ucranianos em Setúbal com a disponibilização de um espaço para viverem temporariamente, durante um ano, até as suas vidas encontrarem um rumo definitivo.

As oito casas temporárias disponíveis, das quais cinco já foram entregues, bem como uma lavandaria comum e um espaço comunitário, resultam de adaptações feitas a instalações cedidas pela Câmara Municipal no Bairro da Bela Vista, próximo do espaço onde funciona o Centro de Apoio Comunitário da YMCA.

O investimento superior a 120 mil euros “só foi possível com contributos de instituições, empresas e pessoas a título individual”, de acordo com Luís Sebastião, que agradeceu o apoio, entre outros, da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de São Sebastião.

admin

Recent Posts

Parlamento Europeu aprova diretiva de incentivo à reparação de produtos

O Parlamento Europeu (PE) aprovou a diretiva que introduz um novo direito à reparação para…

2 horas ago

“Em cada Rosto, Igualdade” de alunos de Palmela conquista júri do Kid´s Guernica

O trabalho “Em cada Rosto, Igualdade”, elaborado pelos alunos Luisa de Oliveira da Silva Prata,…

2 horas ago

Presidente de Cabo Verde visita Sines e associação cabo-verdiana

O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, visitou Sines e a sua…

2 horas ago

Câmara de Alcácer do Sal inaugura totem evocativo do 25 de Abril

O presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença, acompanhado dos restantes autarcas…

2 horas ago

Jaime Pinho, um dos autores de “Outro Mundo no Mesmo Lugar – A Cidade das Barracas”: “Este livro foi uma lição de vida para mim”

Jaime Pinho (professor de história), Vanessa Iglésias Amorim (antropóloga e docente da Escola Superior de…

3 horas ago

Festival Gastronómico Sesimbra é Peixe

Que existem muitas e boas razões para visitar Sesimbra, já todos sabem. Restaurantes de qualidade,…

1 dia ago