XXI Concurso de Vinhos da Península de Setúbal Casa Ermelinda Freitas, Adegas de Pegões e de Palmela, JMF e Bacalhôa são vencedores

A Casa Ermelinda Freitas, a Adega Cooperativa de Pegões, a José Maria da Fonseca, a Bacalhôa Vinhos e a Adega de Palmela são os vencedores do XXI Concurso de Vinhos da Península de Setúbal que premiou 55 vinhos, atribuindo 31 medalhas de ouro e 24 de prata, numa cerimónia realizada, a 15 de novembro, na Quinta de Monsanto, em Lisboa. Marcaram presença os presidentes do Instituto da Vinha e do Vinho, da ViniPortugal, dos municípios de Setúbal, Santiago do Cacém e Sines, da Associação de viticultores de Palmela, e dos vereadores das câmaras municipais de Palmela e do Montijo entre os 125 convidados deste evento que foi interrompido em 2019 devido à situação pandémica, e que serviu também para celebrar os 30 anos da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal (CVRPS), que “tem sido uma história de sucesso”, segundo Henrique Soares.


De entre os 172 vinhos avaliados, de 17 produtores da península de Setúbal, o destaque foi para o “José Maria da Fonseca Moscatel Roxo 20 anos”, que recebeu duas distinções, a de “Melhor Vinho a Concurso” e o “Melhor Vinho Generoso”. A Casa Ermelinda Freitas arrecadou a medalha de “Melhor Vinho Branco” com o “Terras do Pó Chardonnay & Viognier 2017”. O “Melhor Vinho Tinto” foi atribuído ao “Adega de Palmela Grande Reserva 2017” e o prémio de “Melhor Vinho Rosado” foi para o “Bacalhôa Roxo Vinha dos Frades 2020”, da Bacalhôa Vinhos de Portugal.
Domingos Soares Franco, enólogo da José Maria da Fonseca (JMF) manifesta-se satisfeito pela conquista de “Melhor Vinho de 2021” do concurso da CVRPS e ainda de “Melhor Generoso”. “Temos de manter este estatuto passado pelos meus antecessores familiares e tentar fazer o melhor pela empresa e região”, disse o enólogo.


“Fazemos vinhos generosos desde 1840, e desde daí temos mantido, com a sétima geração”, sublinhou Domingos Soares Franco, confessando que o segredo para o sucesso é “muita paciência, trabalho e deixar os vinhos descansar para evoluir e passar a mensagem às novas gerações de que o tempo ajuda”.


O júri foi composto por um diversificado leque de jurados, profissionais ligados ao mundo dos vinhos e à sua análise sensorial em particular, que envolveu docentes de enologia, técnicos especialistas em análise sensorial das várias regiões vitivinícolas portuguesas, enólogos, escanções, jornalistas e membros do painel de prova da ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica).


Para Henrique Soares, presidente da CVRPS, este concurso demonstra que “a região da península de Setúbal está viva e de boa saúde”. “A CVRPS celebra este ano o seu 30.º aniversário e orgulhamo-nos muito do caminho que percorrido”, refere o responsável, acrescentando que “seremos sempre a região onde se produz um extraordinário vinho generoso, mas temo-nos afirmado também como uma região que dá cartas no mercado nacional e além-fronteiras, na produção de vinhos tranquilos – rosés, brancos e tintos – e isso reflete-se do ponto de vista da certificação dos vinhos, com as denominações de origem Setúbal, Palmela e na Indicação geográfica península de Setúbal, bem como no preço médio dos vinhos”.


Henrique Soares lembrou que “neste último ano e meio, apesar da pandemia e mais uma mudança de instalações, acompanhados de acréscimos globais da nossa atividade, nunca deixamos de responder e manter a prontidão e capacidade de resposta que temos habituado os nossos clientes, parceiros e fornecedores”, graças “a uma excelente equipa que tem feito tanto e com tão poucos”.


O presidente da CVRPS, salientou que “houve um conjunto de empresas que ainda estão a sofrer os reflexos desta pandemia como as ligadas ao enoturismo, mas houve outro grupo de empresas que, fruto da sua excelente implantação na moderna distribuição e décadas a trabalhar nos mercados de exportação, conseguiram resistir e nalguns casos tiveram oportunidade de crescimento”. “O resultado final, na perspetiva global da região, foi apesar de tudo, positivo”, disse ainda o responsável, adiantando que “atingimos resultados assinaláveis sobre todas as óticas de análise, excetuando a restauração, mantendo a trajetória de consolidação dos últimos 15 anos”. “No mercado de exportações o desempenho é igualmente positivo e em linha com o ano fantástico que 2021 está a ser para a globalidade da exportação dos vinhos portugueses”, disse, destacando os mercados da Ucrânia e da Rússia.

Henrique Soares salientou que “no próximo ano a região enfrentará alguns desafios, o maior de todos, é o caminho da consolidação do sucesso comercial que tem sido capaz de construir, apesar da falta de apoios públicos nos últimos oito anos”. “Temos sido penalizados no acesso às candidaturas ao Programa Operacional de Lisboa ou outros sistemas de incentivos na área agrícola, o que configura uma absoluta injustiça face à realidade socioeconómica da região”, adiantou. “Sentimos também injustiça na nossa mudança de instalações, são já as terceiras, e para nenhuma delas, contámos com qualquer apoio público, ao contrário da quase totalidade das nossas congéneres”, concluiu.


Leonor Freitas, da Casa Ermelinda Freitas:
“Estes prémios são o reflexo do trabalho da minha família”

Leonor Freitas, proprietária da Casa Ermelinda Freitas, manifesta “uma grande alegria” pela conquista de oito medalhas de ouro, entre as quais a de “Melhor Vinho Branco”, com “Terras do Pó – Chardonnay & Viognier 2017” e cinco de prata.

“É uma grande responsabilidade porque cria expectativas no consumidor, mas não temos medo, porque queremos trabalhar cada vez mais e melhor, aproveitar as potencialidades da região, dignificar a nossa região da península de Setúbal e também de Portugal”, salienta a empresária de Fernando Pó, concelho de Palmela, prometendo que “iremos continuar a trabalhar e fazer o melhor que se pode”.


“Estes prémios são o reflexo do trabalho da minha família, já estamos na quinta geração, com os meus filhos, dos trabalhadores e dos consumidores, porque sem eles nada seríamos”, sublinhou Leonor Freitas, enaltecendo o trabalho de todos, mas sobretudo do enólogo Jaime Quendera, que “trabalha comigo desde o início, tratando bem as uvas, aproveitando as potencialidades da região”.


Os tempos de pandemia “foram delicieis para todos, mas não há que desanimar”, disse, confessando que foi possível ultrapassar as dificuldades com “o envolvimento de todos, não fomos para lay off nem despedimos ninguém”. “A nossa grande preocupação foram as pessoas, que cada funcionário fosse um agente da própria saúde, fizemos todas as medidas possíveis como álcool gel e oferecer a instituições e desempenhamos o papel de responsabilidade social”, disse.


Em relação ao futuro, Leonor Freitas, revela que “a Casa Ermelinda Freitas é dinâmica e muitas das vezes, em equipa, decidimos criar novos vinhos e neste momento temos uma grande aposta numa quinta de vinhos verdes e outra no Douro, são complementos ao portfólio de Setúbal”.

Adega Cooperativa de Pegões:

“É um orgulho para todos”


Jaime Quendera, administrador e enólogo da Adega Cooperativa de Pegões, concelho do Montijo, salientou que este concurso é “mais importante do que revelar os prémios da região é o momento de convívio, falar, discutir com todos”.


“A região tem crescido muito, a que mais cresceu no país nos últimos 20 anos, é um orgulho para todos”, disse ainda o responsável.
“Tento fazer sempre o melhor”, confessou o enólogo e “felizmente as coisas têm corrido bem”, resultado do “trabalho da equipa, das uvas e da adega”. “Sem paixão, equipa a trabalhar no mesmo sentido e uvas boas não seria possível”, adiantou.
A Adega de Pegões conquistou seis medalhas de ouro e cinco de prata, representando “a nossa qualidade de trabalho”, concluiu.
Questionado sobre os tempos de pandemia, Jaime Quendera lembrou que a Adega de Pegões é a que mais vende vinho no retalho em Portugal, em volume”. Daí, “a pandemia não foi prejudicial para nós”.


Ângelo Machado, da Adega de Palmela:
“É sempre uma enorme alegria ganhar uma grande medalha”


O presidente do conselho de administração da Adega Cooperativa de Palmela, Ângelo Machado, faz um balanço muito positivo deste concurso de vinhos, com a conquista do prémio de Melhor Vinho Tinto, com “Adega de Palmela Grande Reserva 2017” e ainda mais duas medalhas, uma de ouro e três de prata.


“Melhor não poderia ser, é um balanço muito positivo”, disse Ângelo Rebelo, acrescentando que “é uma honra para nós recebermos este prémio de melhor vinho, já que representamos 300 associados, somos uma cooperativa, que infelizmente estão a desaparecer”.

“Com estes prémios conseguimos dar valor ao produto dos nossos associados, que são as uvas, e ao nosso enólogo, Luís Silva, que sabe trabalhar as uvas, o que é sempre uma grande vantagem”, destacou.
“Já tínhamos conquistado um prémio de melhor vinho branco há muitos anos, mas um tinto, é a primeira vez, o que é fantástico, porque é uma aposta que fizemos durante a pandemia, em 2019, ao decidir que teríamos de colocar os nossos vinhos, num patamar superior, com esta gama, que é constituída por cinco vinhos, e que todos ganharam prémios, três de prata e as restantes de ouro”, acrescentou Ângelo Machado. “É uma aposta ganha, é sempre uma enorme alegria ganhar uma grande medalha”, concluiu.


Vasco Penha Garcia, da Bacâlhoa Vinhos:
“Estas medalhas representam muito para a empresa”


Vasco Penha Garcia, coordenador de enologia da Bacâlhoa Vinhos, faz um balanço positivo deste concurso de vinhos, onde ganhou três medalhas e ouro e uma de prata, incluindo o “Melhor Vinho Rosado”, com “Bacâlhoa Roxo – Vinhas dos Frades 2020”.


“Estas medalhas representam muito para a empresa porque estamos a falar de concurso da região, por isso são sempre prémios muito especiais ao sermos julgados por interpares, uma situação muito honrosa para nós”, afirma o responsável, adiantando que “todos os anos, acabámos por nos reunir e provar os vinhos em conjunto”.


“Os vinhos rosados podem ser consumidos de muitas maneiras, desde peixe, ao prato leve de carne”, adiantou.


“Temos alguma tradição de fazer de vinhos de castas de generosos para secos, e já tínhamos feiro com o moscatel de Setúbal, e agora com moscatel roxo, sendo interessante”, questionado pelo facto de ser a primeira vez que ganhou este prémio. “É muito honroso e ficamos muito felizes com isto”, concluiu.



Lista de premiados:


MELHOR VINHO A CONCURSO
MOSCATEL ROXO
20 Anos
Vinho Generoso | D.O. Moscatel Roxo de Setúbal
José Maria da Fonseca Vinhos, S.A.

MELHOR VINHO GENEROSO
MOSCATEL ROXO
20 Anos
Vinho Generoso | D.O. Moscatel Roxo de Setúbal
José Maria da Fonseca Vinhos, S.A.

MELHOR VINHO TINTO
Adega de Palmela
Grande Reserva 2017
Vinho Tinto | D.O. Palmela
Adega Cooperativa de Palmela, CRL


MELHOR VINHO BRANCO
Terras do Pó
Chardonnay & Viognier 2017
Vinho Branco | Regional Península de Setúbal
Casa Ermelinda Freitas – Vinhos, S.A.


MELHOR VINHO ROSADO
Bacalhôa Roxo
Vinha dos Frades 2020
Vinho Rosado | Regional Península de Setúbal
Bacalhôa Vinhos de Portugal, S.A.


MEDALHAS DE OURO:


Adega de Palmela
10 Anos
Vinho Generoso | D.O. Moscatel de Setúbal
Adega Cooperativa de Palmela, CRL
Bacalhôa ROXO
Superior 10 anos
Vinho Generoso | D.O. Moscatel Roxo de Setúbal
Bacalhôa Vinhos de Portugal, S.A.
Alambre
20 Anos
Vinho Generoso | D.O. Moscatel de Setúbal
José Maria da Fonseca Vinhos, S.A.

Casa Ermelinda Freitas
Superior 2009
Vinho Generoso | D.O. Moscatel de Setúbal
Casa Ermelinda Freitas – Vinhos, S.A.

Castelo de Arez
Colheita Seleccionada 2019
Vinho Branco | Regional Península de Setúbal
Sociedade Agrícola da Arcebispa, S.A.

Alto Pina Reserva
Fernão Pires, Verdelho e Antão Vaz 2020
Vinho Branco | Regional Península de Setúbal
Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões, CRL
Dona Ermelinda
Reserva 2019
Vinho Tinto | D.O. Palmela
Casa Ermelinda Freitas – Vinhos, S.A.

Vinha da Valentina
Premium 2020
Vinho Branco | Regional Península de Setúbal
Casa Ermelinda Freitas – Vinhos, S.A.

Valoroso
Reserva 2019
Vinho Tinto | Regional Península de Setúbal
Casa Ermelinda Freitas – Vinhos, S.A.

Adega de Palmela
Reserva Premium 2017
Vinho Tinto | D.O. Palmela
Adega Cooperativa de Palmela, CRL

Cascalheira 3 Castas
2019
Vinho Tinto | Regional Península de Setúbal
ASL Tomé, Lda

Casa Ermelinda Freitas
Alicante Bouschet Reserva 2019
Vinho Tinto | Regional Península de Setúbal
Casa Ermelinda Freitas – Vinhos, S.A.

Adega de Pegões
Grande Reserva 2017
Vinho Tinto | Regional Península de Setúbal
Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões, CRL

Encostas da Arrábida
Reserva 2020
Vinho Tinto | Regional Península de Setúbal
Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões, CRL

Adega de Pegões
Cabernet Sauvignon 2019
Vinho Tinto | Regional Península de Setúbal
Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões, CRL

Fernão Pó Tricasta
Merlot, Touriga Nacional, Tannat 2017
Vinho Tinto | Regional Península de Setúbal
Fernão Pó Adega, Lda
Bacalhôa
Merlot 2017
Vinho Tinto | Regional Península de Setúbal
Bacalhôa – Vinhos de Portugal, S.A.

Encostas da Arrábida
Vinhas Velhas 2017
Vinho Tinto | Regional Península de Setúbal
Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões, CRL

Adega de Pegões
Touriga Nacional 2018
Vinho Tinto | Regional Península de Setúbal
Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões, CRL

Serras de Azeitão
Fernão Pires & Verdelho 2020
Vinho Branco | Regional Península de Setúbal
Bacalhôa – Vinhos de Portugal, S.A.

Casa Ermelinda Freitas
Gewurztraminer 2018
Vinho Branco | Regional Península de Setúbal
Casa Ermelinda Freitas – Vinhos, S.A.

Túlipa
2020
Vinho Rosado | Regional Península de Setúbal
Casa Ermelinda Freitas – Vinhos, S.A.

Filipe Palhoça
Verdelho 2020
Vinho Branco | Regional Península de Setúbal
Filipe Palhoça Vinhos, Lda

Vinha do Torrão
2020
Vinho Branco | Regional Península de Setúbal
Casa Ermelinda Freitas – Vinhos, S.A.



MEDALHAS DE PRATA


Vale dos Barris Syrah
Reserva Premium 2017
Vinho Tinto | Regional Península de Setúbal
Adega Cooperativa de Palmela, CRL

Adega de Palmela
Reserva Premium 2019
Vinho Branco| D.O. Palmela
Adega Cooperativa de Palmela, CRL

Fontanário de Pegões
Reserva 2016
Vinho Tinto | D.O. Palmela
Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões, CRL

Adega de Pegões
Colheita Seleccionada 2020
Vinho Branco | Regional Península de Setúbal
Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões, CRL

Adega de Pegões
Syrah 2018
Vinho Tinto | Regional Península de Setúbal
Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões, CRL

Serras de Grândola
Private Selection 2020
Vinho Tinto | Regional Península de Setúbal
Serenada Unipessoal, Lda

Dona Ermelinda
Reserva 2019
Vinho Branco | D.O. Palmela
Casa Ermelinda Freitas – Vinhos, S.A.

Vinhas de Pegões
Syrah 2020
Vinho Tinto | Regional Península de Setúbal
Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões, CRL

Fernão Pó
Reserva 2019
Vinho Tinto | Regional Península de Setúbal
Fernão Pó Adega, Lda

Serras de Azeitão
Syrah 2020
Vinho Rosado | Regional Península de Setúbal
Bacalhôa – Vinhos de Portugal, S.A.

Quinta do Monte Alegre
Homenagem Castelão Grande Reserva 2015
Vinho Tinto | D.O. Palmela
Fernando Santana Unipessoal, Lda

Sacrifício
Grande Reserva 2019
Vinho Tinto | Regional Península de Setúbal
Gonçalo Nuno da Costa Fernandes Carapeto

Vinha do Torrão
Reserva 2020
Vinho Branco | Regional Península de Setúbal
Casa Ermelinda Freitas – Vinhos, S.A.

Tinto do Pó
Reserva 2019
Vinho Tinto | Regional Península de Setúbal
Fernão Pó Adega, Lda

Serra Brava
Cabernet Sauvignon 2017
Vinho Tinto | Regional Península de Setúbal
Herdade Canal Caveira, Lda

Serra Brava Colheita Seleccionada
Alicante Bouschet & Syrah 2018
Vinho Tinto | Regional Península de Setúbal
Herdade Canal Caveira, Lda

Vinha da Valentina
Reserva Signature 2019
Vinho Tinto | Regional Península de Setúbal
Casa Ermelinda Freitas – Vinhos, S.A.

Sobreiro de Pegões
2020
Vinho Rosado | Regional Península de Setúbal
Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões, CRL

Camolas Grande Escolha
Vinha Velha de 1931 Castelão 2017
Vinho Tinto | D.O. Palmela
Camolas & Matos, Lda.

Camolas Selection Reserva Magnum
Castelão, Trincadeira, Alicante Bouschet 2017
Vinho Tinto | D.O. Palmela
Camolas & Matos, Lda.

Quinta da Mimosa
2018
Vinho Tinto | D.O. Palmela
Casa Ermelinda Freitas – Vinhos, S.A.

Casa Ermelinda Freitas
Sauvignon Blanc 2020
Vinho Branco | Regional Península de Setúbal
Casa Ermelinda Freitas – Vinhos, S.A.

Vale de Touros
Vinhas Velhas Reserva 2017
Vinho Tinto | D.O. Palmela
Adega Cooperativa de Palmela, CRL

Quinta do Monte Alegre
Colheita Seleccionada 2019
Vinho Tinto | D.O. Palmela
Fernando Santana Unipessoal, Lda

Quinta do Monte Alegre
Herança da Família Reserva 2017
Vinho Tinto | D.O. Palmela
Fernando Santana Unipessoal, Lda

Dupó Syrah
2019
Vinho Tinto | Regional Península de Setúbal
Sociedade Agrícola Rotas Dupó, Lda

Stanley Reserva
2016
Vinho Tinto | Regional Península de Setúbal
Fundação Stanley Ho