Volkswagen Autoeuropa recebe filhos dos colaboradores em programa de férias escolares

De 2 a 13 de setembro de 2024, a Volkswagen Autoeuropa recebeu 40 filhos de colaboradores, com idades entre os 6 e os 14 anos de idade, na 10.ª edição do programa Kids Roc.

A Volkswagen Autoeuropa reforçou o seu compromisso com a educação através da 10.ª edição do Kids Roc, o programa de férias destinado aos filhos dos colaboradores da fábrica. Este programa faz parte da estratégia de sustentabilidade da empresa e está alinhado com a estratégia do Grupo Volkswagen, regenerate +, e envolvimento com a comunidade.

Este ano, o programa contou com uma novidade: a inclusão de atividades de educação ambiental a par dos workshops de literacia digital.

O Kids Roc já acolheu cerca de 400 crianças, desde a sua criação em 2018. O programa, desenvolvido em conjunto com o parceiro pedagógico EDUGEP, incluiu workshops de robótica, programação, drones, impressão 3D, imagem e vídeo e criatividade. Para levarem o conhecimento para casa, todos os participantes recebem um Kit Steam, que inclui um modelo de robótica, uma placa de micro:bit para programação, uma caneta de desenho 3D e um jogo de tabuleiro sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Além disso, em parceria com organizações locais, como o Centro de Educação Ambiental do Barreiro e da Mata da Machada e a Brigada do Mar, as crianças tiveram a oportunidade de participar em ações de reflorestação na Mata da Machada e ações de limpeza costeira em Tróia e na Trafaria. O objetivo é não só sensibilizar os mais novos para as questões ambientais, mas também incentivar a sua participação ativa na proteção do planeta.

Para João Delgado, responsável de comunicação e assuntos governamentais, além da oferta pedagógica, o Kids Roc é também um espaço de inclusão: “Sentimos que o nosso propósito se cumpre quando sabemos que a experiência no programa e com o universo Volkswagen foi relevante para escolhas vocacionais e quando alguns participantes regressam. O Kids Roc é o local onde se sentem acolhidos e onde se materializa um dos nossos sete fundamentos, a expressão da diversidade e inclusão de cada indivíduo”.