A urgência do Hospital de S. Bernardo, em Setúbal, está encerrada até às 8h00 de segunda-feira, 7 de fevereiro.
A urgência do Hospital de São Bernardo, em Setúbal, regista grande afluência desde sábado e o CODU, Centro de Orientação de Doentes Urgentes, está a encaminhar doentes urgentes para outros hospitais, admitiu fonte daquele hospital.
Segundo fontes do Hospital de São Bernardo à agência Lusa, as restrições ao atendimento aplicam-se apenas a doentes referenciados pelo CODU, uma vez que o serviço de urgência continua a tratar todos os doentes que se deslocam por meios próprios ao Hospital de São Bernardo.
De acordo com o CHS, quando não há condições para atender, de forma adequada, doentes que se deslocam por meios próprios, é o próprio hospital que assegura o encaminhamento para outras unidades hospitalares.
A Câmara Municipal de Setúbal, “tendo tomado conhecimento de que a Urgência do Hospital de São Bernardo está encerrada desde sábado a emergências pre hospitalares encaminhadas pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes, estando previsto que apenas reabra a partir das 8h00 de segunda-feira, dia 7 de fevereiro, lamenta profundamente esta situação, assim como os problemas que causa a todos os utentes destes estabelecimento hospitalar, realçando que os problemas do nosso hospital continuam a agravar-se sem que os responsáveis tomem as medidas adequadas.”, refere em comunicado.
“Tudo isto acontece num quadro em que a prestação de cuidados de saúde em Setúbal continua a perder qualidade, problema para o qual a câmara municipal tem chamado insistentemente a atenção das entidades competentes”, adianta.
A Câmara Municipal de Setúbal apela que “sejam tomadas medidas urgentes para evitar que estas situações se repitam”.