“Turismo e Segurança” é tema de conferência internacional com contribuição científica do IPS

A Conferência Internacional Riscos, Segurança e Cidadania está de regresso a Setúbal para uma terceira edição, a decorrer entre 17 e 18 de abril, com organização a cargo da Plataforma de Setúbal, da qual faz parte, entre outras entidades, o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), que também integra a Comissão Científica, através da docente Boguslawa Sardinha.

O evento, que conta com o Alto-Patrocínio do Presidente da República, pretende reunir as comunidades técnica, profissional e científica para debater e refletir sobre várias matérias respeitantes ao domínio da Proteção Civil com impacto no funcionamento das sociedades contemporâneas, focando-se nesta edição na temática “Turismo e Segurança”.

O encontro, que decorre no Fórum Municipal Luísa Todi a partir das 09h00, arranca com o painel “Desafios Societais para o Futuro do Turismo”, contando com a intervenção da diretora regional do Departamento Europeu da Organização de Turismo Mundial das Nações Unidas, Alessandra Priante. Segue-se, às 11h00, “Linking Urban Security and Tourism – The Experience of EFUS”, com o contributo de um representante do Fórum Europeu de Segurança Urbana, sessão que será moderada por Pedro Ferreira, vice-presidente do IPS.

O programa de dois dias, que convida especialistas nacionais e internacionais a partilhar conhecimento e metodologias com vista à redução do risco de catástrofes, salvaguarda da segurança dos cidadãos e promoção da cidadania nas comunidades, oferece ainda, no dia 18, pelas 14h30, o painel “Sustentabilidade, Saúde e Bem-estar em Instalações Turísticas”, dinamizado por Susana Lucas, engenheira civil e docente do IPS.

Antes do encerramento, a conferência dá ainda a conhecer as “Perspetivas Nacionais de Investimento no Turismo e Segurança”, com o contributo de Pedro Dominguinhos, presidente da Comissão Nacional para o Plano de Recuperação e Resiliência, além de docente e antigo presidente do IPS.

Programa completo aqui.