Setúbal

Trânsito interdito entre Figueirinha e Creiro na época balnear

A Câmara Municipal de Setúbal vai proceder ao corte de trânsito nos acessos às praias da Arrábida, entre Figueirinha e Creiro, durante a próxima época balnear, a partir do dia 1 de Junho.

Em contrapartida, os utentes das belas praias da Arrábida, nomeadamente de Galapos e Galapinhos, vão dispor de um bus vaivém, entre as suas praias. O objectivo desta medida é acabar com o congestionamento de trânsito e estacionamento caótico neste troço que coloca em causa a segurança rodoviária.

A revelação foi feita ao jornal Setúbal Mais pela presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira. “No início da época balnear o trânsito vai ficar interdito a partir da praia da Figueirinha e o Creiro e vai ser disponibilizado um vaivém para as pessoas usufruírem daquelas praias”, disse a edil sadina, acrescentando que “o acesso à praia da Figueirinha pode ser feito por carro, ida e volta, mas não se pode estacionar fora do parque de estacionamento”.

“Na Figueirinha, estamos a criar um parque de estacionamento com mais de 200 lugares, que terá um braço eléctrico para pagamento”, adiantou.
Maria das Dores Meira disse ainda neste momento a autarquia está em negociações com a transportadora Transportes Sul Tejo (TST) para ficarem estabelecidas em protocolo as novas regras.

“O vaivém vai ser pago, uma quantia mínima, mas ainda não sei o valor”, afirmou a presidente do município.

Os utentes que preferirem usar o transporte público para as praias da Arrábida podem deixar as suas viaturas num parque de estacionamento na Várzea, no Centro Comercial Alegro, gratuitamente, ou junto à gare rodoviária, na avenida 5 de Outubro.

A empresa TST continua a assegurar um transporte público de passageiros a partir do parque de estacionamento da Secil até à praia da Figueirinha e vice-versa, com frequência de vinte minutos.

O plano prevê ainda a proibição do trânsito automóvel do Edifício dos Pilotos até ao Portinho da Arrábida, limitação que não se aplica a moradores, comerciantes, veículos emergência ou de duas rodas e viaturas devidamente autorizadas ou outras para tomada e largada de passageiros com necessidades especiais. Comerciantes e concessionários, moradores e clientes do turismo de habitação podem solicitar um cartão de circulação autorizada.

Em relação às caravanas, que têm ao dispor o Eco Parque do Outão, não podem estacionar num terreno privado frente à urbanização da Saboaria, como tem acontecido nos últimos anos. “Vamos fechar o terreno com uma barreira alta para não entrar caravanas, só será acessível a viaturas ligeiras”, assegurou a autarca. Recorde-se que neste local chegam a estacionar várias dezenas de caravanas, sem as mínimas condições higiénicas, pagamento uma verba ao proprietário do terreno.

admin

Recent Posts

88 setubalenses distinguidos pelas “Vidas de Trabalho”

Os presidentes da Câmara Municipal de Setúbal e das cinco juntas de freguesia do concelho…

5 horas ago

Samuel Freire e Joana Fonseca vencem Alegro Meia Maratona de Setúbal

Samuel Freire e Joana Fonseca ganharam, a 28 de abril as corridas masculina e feminina…

5 horas ago

Rota do Arroz de 9 a 12 de maio em Alcácer do Sal

A 4.ª edição da Rota do Arroz de Alcácer do Sal vai decorrer de 9…

1 dia ago

Azeitão inaugura escultura sobre 25 de abril no Parque Bacalhôa II

A Junta de Freguesia de Azeitão inaugurou uma peça escultórica dedicada à Revolução dos Cravos…

3 dias ago

Fernando José recandidata-se à presidência da Concelhia do PS Setúbal

Fernando José anunciou a sua recandidatura à presidência da Comissão Política Concelhia de Setúbal do…

3 dias ago

“Árvore da Liberdade” perpetua valores do 25 de Abril

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, considera que a “Árvore da Liberdade”…

3 dias ago