Setúbal

Setúbal celebra centenário de nascimentos de Joana Luísa e Sebastião da Gama

Os presidentes da Associação Cultural Sebastião da Gama (ACSG), Lourenço de Morais, da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, e da Junta de Freguesia de Azeitão, Sónia Paulo, assinalaram, a 28 de fevereiro, o dia do centenário de nascimento de Joana Luísa, viúva do poeta Sebastião da Gama, numa cerimónia realizada na Casa Memória, que marcou o arranque do programa “O segredo é amar – Joana Luísa e Sebastião da Gama – comemorações do centenário dos nascimentos”.


O presidente da Câmara Municipal de Setúbal considera que “recordar Joana Luísa Gama no centenário do seu nascimento é também evocar a memória do seu marido e companheiro de uma vida”, sublinhando que “homenageá-la é valorizar a mulher que foi, é a evocação do labor da sua vida como algo absolutamente autónomo, mas ao mesmo tempo, como parte muito importante da obra de Sebastião da Gama, que foi seu marido e para sempre seu amigo e companheiro”.


“Evocamos aqui a sua memória e a de Sebastião neste espaço em que ela, por sua vontade, nos permitiu construir mais um pedaço da identidade destas terras de Arrábida, Setúbal e Azeitão”, disse o edil sadino.
Nesta cerimónia, foi ainda lançado o 17.º Concurso Nacional de Poesia Sebastião da Gama, que “pela sua longevidade e valores que o têm regulado, evidencia o rigor da memória do nosso poeta e também a força como se formou a cultura em Azeitão”, afirma André Martins, salientando que “Sebastião da Gama é dos mais fortes símbolos desta força azeitonense e da forma como se olha para a memória dos que aqui cresceram e viveram amando a sua terra”.


Já o presidente da Associação Cultural Sebastião da Gama classifica Joana Luísa como “uma pessoa extraordinária”, recordando “aquilo que ela mais gostava, o homem que amou toda a vida, um homem extraordinário que marcou a vida dela e a transformou desde o seu encontro”.


“Abrimos hoje as celebrações de um centenário que é comum, porque Joana Luísa e Sebastião da Gama não existem um sem o outro”, revelando que a apresentação do programa será a 10 de abril, que resulta de um “trabalho de todos” com um objetivo de que “estas personagens que amamos permaneçam vivas entre nós”.


Já Sónia Paulo destacou o “trabalho de parceria” da ACSG, câmara municipal e junta de freguesia na elaboração deste programa de celebração dos dois centenários, que começa em 2023, com os 100 anos de nascimento de Joana Luísa e encerra em 2024, aquando dos 100 anos de nascimento do poeta da Arrábida.


“A palavra amor, na pessoa de Joana Luísa gama assume uma força e em simultâneo, uma serenidade extraordinária”, afirma a presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, lembrando que “em 1944 assume o namoro com Sebastião da Gama e disse numa carta: ‘para mim é apenas aquele que sempre terei para companheiro de vida, é aquele que eu amo, nada mais’ e se bem o disse, melhor o fez” porque “dedicou a vida ao amor, e manteve Sebastião da Gama como companheiro de vida, manteve-o vivo, na memória no passado e na presença do futuro, assegurou que as suas palavras viveriam mais que a sua passagem terrena, garantindo que o homem e a obra vivessem além do seu tempo”.


Foi ainda lançado o 1.º Caderno do Centro de Estudos da ACSG “Para uma bibliografia passiva”, da autoria de João Reis Ribeiro, professor e historiador da vida e obra de Sebastião da Gama, que está disponível, gratuitamente, no site da associação.


No final foi exibida a ante-estreia do filme sobre Sebastião da Gama, realizado por Alberto Pereira, com guião de Salvador Peres. A película aborda a história de um homem que ao sentar-se num banco de jardim encontra o livro “Serra Mãe”, de Sebastião da Gama e a partir daí vai em busca da obra do poeta. A estreia está marcada para 14 de abril, às 21h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Setúbal.

admin

Recent Posts

Rota dos Vinhos da Península de Setúbal celebra Dia da Mãe

A Rota dos Vinhos da Península de Setúbal vai celebrar Dia da Mãe (5 de…

8 horas ago

Mural “Tróia. Tão perto. Tão longe! Há 16 anos a ver navios” na zona ribeirinha de Setúbal

O quinto e último mural do “Histórias que as Paredes Contam”, centrado na temática do…

8 horas ago

88 setubalenses distinguidos pelas “Vidas de Trabalho”

Os presidentes da Câmara Municipal de Setúbal e das cinco juntas de freguesia do concelho…

21 horas ago

Samuel Freire e Joana Fonseca vencem Alegro Meia Maratona de Setúbal

Samuel Freire e Joana Fonseca ganharam, a 28 de abril as corridas masculina e feminina…

21 horas ago

Rota do Arroz de 9 a 12 de maio em Alcácer do Sal

A 4.ª edição da Rota do Arroz de Alcácer do Sal vai decorrer de 9…

2 dias ago

Azeitão inaugura escultura sobre 25 de abril no Parque Bacalhôa II

A Junta de Freguesia de Azeitão inaugurou uma peça escultórica dedicada à Revolução dos Cravos…

3 dias ago