Setúbal assinala centenário de Sebastião da Gama

Setúbal está assinalar até ao final do ano o centenário do nascimento de Sebastião da Gama, o poeta da Arrábida, com um conjunto de iniciativas culturais a decorrer em vários locais da cidade.

Até 31 de outubro – na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal – Exposição “Poética da Educação em Sebastião da Gama” – Colectiva de ilustradores inserida no evento Festa da Ilustração – 23 desenhos de Ana Biscaia, Daniela Viçoso, Eva Teal, Gustavo Sá Barreto, Kali, Matilde Viegas, Rafaela Rodrigues e Vítor Hugo. São leituras e interpretações da mensagem recebida de Sebastião da Gama, algumas delas podendo ser excelentes propostas para capas de livros, outras chamando a atenção para pormenores nem sempre visíveis, outras recriando imagens do poeta e da sua obra.

18 de outubro – 18h30, na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal – Ciclo “Ler Sebastião da Gama” – Álvaro Laborinho Lúcio e Luís Souta conversarão sobre o tema “Olhar a educação com o ‘Diário’ de Sebastião da Gama”. Álvaro Laborinho Lúcio, escritor e nome bem conhecido do sector da Justiça, tem tido pública e vasta intervenção em torno de questões culturais e educacionais; Luís Souta, professor do ensino secundário e do ensino superior, foi docente da ESE de Setúbal (onde também presidiu ao Conselho Directivo) e é autor de vasta bibliografia no domínio da educação.

19 de outubro – 17h00, na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal – Fátima Ribeiro de Medeiros abordará o tema “Poética da Educação em Sebastião da Gama”, em sessão partilhada com José Teófilo Duarte e Ana Nogueira, iniciativa integrada no programa da Festa da Ilustração. Fátima Ribeiro de Medeiros é autora de vasta obra no domínio do ensaio, tendo já publicado sobre figuras setubalenses importantes no domínio da cultura como Ana de Castro Osório, padre Manuel Marques e Sebastião da Gama.

22 de novembro – 18h30, na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal – Ciclo “Ler Sebastião da Gama” – Pedro Urbano falará sobre “Memórias familiares em torno de Sebastião da Gama”. Pedro Urbano é sobrinho-neto de Sebastião da Gama e tem um percurso muito ligado às histórias de famílias e genealogias, sendo autor de vasta bibliografia e investigação nesta área, em que se conta a obra sobre a Casa Palmela.

29 de novembro – 18h30, na Casa da Baía, em Setúbal – Ciclo “Ler Sebastião da Gama” – António Cândido Franco apresentar-nos-á “Sebastião da Gama e Teixeira de Pascoaes”. António Cândido Franco, professor na Universidade de Évora, director da revista “Ideia”, é autor de vasta obra nos domínios da biografia, do ensaio e da poesia, tendo já publicado alguns ensaios sobre Sebastião da Gama.